
Veículos vão atender cerca de 20 mil moradores das aldeias Jaguapiru e Bororó; solução definitiva de falta d’água depende de investimento de R$ 53 milhões, que estão sendo viabilizados em esforços conjuntos das três esferas de governo

Veículos foram entregues durante solenidade na manhã desta segunda-feira na aldeia Jaguapiru – Fotos: A. Frota
A Reserva Indígena de Dourados recebeu, nesta segunda-feira (23), dois caminhões-pipa destinados ao abastecimento emergencial das comunidades das aldeias Jaguapiru e Bororó, que há anos enfrentam uma grave crise de falta d’água. A entrega, que ocorreu graças a agilidade da Prefeitura de Dourados em buscar solução para o problema, foi realizada durante solenidade na Escola Guateka, na aldeia Jaguapiru, com a presença de autoridades estaduais, municipais e lideranças indígenas.
Os veículos foram adquiridos com recursos do Governo do Estado, em parceria com emenda parlamentar federal, e ficarão sob responsabilidade do Dsei-MS (Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul), que fará o abastecimento com água potável para atender residências sem acesso. Juntas, as duas aldeias somam aproximadamente 20 mil habitantes, mais do que 46 dos 79 municípios do Estado.
Durante o evento, o prefeito Marçal Filho destacou o esforço conjunto entre os poderes para viabilizar a aquisição. “É disso que precisamos, de um trabalho em conjunto, de soma de forças para avançar em todas as frentes”, disse o prefeito, que destacou recurso destinado pelo Governo do Estado e pelo deputado federal Geraldo Resende para aquisição dos dois caminhões-pipa.
Marçal Filho também lembrou que a Prefeitura de Dourados tem atuado em outras demandas, como o cascalhamento de estradas internas da Reserva e a construção da base do Samu Indígena na Jaguapiru, com previsão de início de atividades no início do próximo semestre.
Já o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, ressaltou que a entrega dos caminhões-pipa é uma medida emergencial, mas que soluções definitivas estão em andamento. “A implantação de um sistema de água encanada nas aldeias depende de um investimento de R$ 53 milhões, já previstos por meio de emendas parlamentares e articulações entre os governos”, explicou.
Capitães das comunidades indígenas, como Ramão Fernandes (Jaguapiru) e Reinaldo Arévalo (Bororó), agradeceram a ação e reforçaram a esperança em mudanças concretas. “Acredito que agora as coisas vão mudar, porque estão acontecendo várias ações integradas envolvendo diferentes esferas do poder público”, disse Arévalo.
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 26°


