
A Missa do Divino Espírito Santo está marcada para o dia 30 de junho de 2025, às 8h30, no saguão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Por proposição do deputado estadual Junior Mochi (MDB), a celebração religiosa é um momento de fé e tradição que reúne devotos para refletir sobre os sete dons do Espírito Santo: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.

Integrando a programação da Festa do Divino Espírito Santo, que possui grande importância para o Estado, especialmente para a Região Norte, a manifestação religiosa será celebrada pelo Arcebispo da Arquidiocese de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, e pelo Padre Londres, da Paróquia Catedral São José de Coxim.
A missa é marcada por um ambiente de comunhão e espiritualidade, conduzida por autoridades religiosas, simbolizando a continuidade de uma tradição que fortalece a fé e a identidade cultural. “É a mais antiga manifestação religiosa do Mato Grosso do Sul. Os festeiros, alferes e músicos também visitam os Poderes, secretarias, comércios e residências, acompanhados da Bandeira do Divino, levando as bênçãos do Espírito Santo”, destaca o deputado estadual Junior Mochi (MDB).
Após o término do rito no Legislativo Estadual, está programada a realização do tradicional Giro da Bandeira, onde os foliões percorrem secretarias e gabinetes para levar as bênçãos do Divino Espírito Santo aos servidores, conforme costume oriundo de Coxim.
Naquele município a festa alcança sua 130ª edição. Já em Campo Grande será a 28ª edição da manifestação católica. A missa no Legislativo Estadual representa a continuidade da manifestação cultural e religiosa que integra a Festa do Divino Espírito Santo, evento reconhecido no Calendário Oficial de Eventos do Estado, por meio da Lei 3.586 de 2008 .
Festa do Divino Espírito Santo
Segundo a Paróquia Catedral São José, a 130ª Festa do Divino Espírito Santo em Coxim acontecerá entre os dias 11 e 20 de julho de 2025. Essa manifestação centenária preserva uma tradição religiosa e cultural sendo reconhecida como a mais antiga do estado de Mato Grosso do Sul.
Em Coxim, a celebração representa envolve rituais de fé, música, dança, gastronomia e momentos de confraternização, comemorando a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos no Pentecostes. Realizada anualmente, a festa possui um significado especial para a comunidade local e a programação contempla a saída da Bandeira do Divino Espírito Santo com visitas às residências e comércios para bênçãos e arrecadação de donativos, além de novenas, missas e outras celebrações religiosas.
Essa tradição também foi levada por moradores de Coxim até a capital, Campo Grande, onde é igualmente celebrada, reforçando sua importância no calendário oficial de eventos do Estado. Conforme a Associação dos Amigos do Divino Espírito Santo (Amades), responsável pela organização da festa em Campo Grande, a 28ª edição ocorrerá de 30 de junho a 6 de julho de 2025.
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 26°


