
O javali pode ser considerado espécie exótica invasora e praga nociva, com alto potencial de dano à agricultura, à pecuária, à biodiversidade e à saúde pública de Mato Grosso do Sul. É o que dispõe o Projeto de Lei 156/2025 , protocolado na Assembleia Legislativa (ALEMS), nesta terça-feira (24), pelo deputado João Henrique (PL). A proposição também institui o controle populacional e o manejo de espécies declaradas como exóticas.
De acordo com o projeto, a declaração das espécies exóticas será feita por órgão competente, considerando a nocividade aos seres humanos, ao meio ambiente, à agricultura, à pecuária e à saúde pública. É o caso do javali (Sus scrofa) e seus híbridos, que são reconhecidos, na proposta, como praga e espécie exótica invasora.
“O reconhecimento formal do javali (Sus scrofa) e seus híbridos, popularmente conhecidos como javaporcos, como praga e espécie exótica invasora, justifica-se pelos comprovados impactos econômicos, ambientais e sanitários que essa espécie tem causado em Mato Grosso do Sul”, afirma o deputado João Henrique na justificativa da proposta.
O parlamentar acrescenta que o javali é “uma espécie sem predadores naturais no território, com alta capacidade de reprodução e dispersão, causando severos danos à agropecuária, à biodiversidade e à segurança sanitária”. Ele menciona dados da Embrapa e da Aprosoja/MS, segundo os quais “os javalis podem gerar prejuízos superiores a 10% nas lavouras de milho, além de representar risco real à pecuária e à saúde pública, sendo potenciais vetores de zoonoses, como a peste suína clássica”.
O projeto deve ser apresentado na sessão ordinária desta quarta-feira (25). Fica, então, em período de pauta para eventual recebimento de emendas. Depois, será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e, caso seja considerado constitucional, segue tramitando com votações nas comissões de mérito e em sessões plenárias.
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 26°


