
Ação da Assistência Social segue até sexta-feira (27), das 7h às 17h, no auditório da Prefeitura de Dourados para atender as pessoas que precisam fazer a inscrição no CadÚnico ou renovar o cadastro para seguir recebendo os benefícios sociais

Beneficiários dos programas sociais dos governos municipal, estadual e federal são atendidos no mutirão do CadÚnico realizado pela Prefeitura de Dourados. Foto: Assecom
Nem o frio intenso impediu que moradores de Dourados buscassem os atendimentos no mutirão Cadastro Único em Ação, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. A segunda edição do projeto segue até sexta-feira (27), das 7h às 17h, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), na Rua Coronel Ponciano.
A ação conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Assistência Social e dos Direitos Humanos, e tem como objetivo agilizar a atualização de dados de famílias de baixa renda. O Cadastro Único é essencial para o acesso a programas como o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS), tarifa social de energia elétrica, entre outros. Atualmente, o município possui 32.917 pessoas cadastradas, sendo 13.632 beneficiadas pelo Bolsa Família.
Na manhã gelada desta quarta-feira, Daniele Alves Inocêncio, de 24 anos, enfrentou as baixas temperaturas ao lado das duas filhas pequenas para atualizar o endereço da família. “A gente faz qualquer esforço pelos filhos”, enfatizou. “Enfrentar o frio vale a pena se for para garantir o direito delas”, afirmou, com o olhar firme de quem sabe a importância de garantir dignidade aos pequenos.
A beneficiária Júlia Carolina de Alencar, também de 24 anos, compareceu com uma bebê de 5 meses nos braços, enquanto o filho mais velho ficou em casa. “Mesmo com o frio intenso, estou aqui na esperança de desbloquear o bolsa família para acrescentar meu bebê”, contou. “Esse apoio financeiro ajuda muito a minha família”, ressaltou.
Somente nos primeiros dias, os números já demonstram a adesão ao mutirão: foram 200 atendimentos na segunda-feira, 146 na terça e 52 até o final da manhã desta quarta-feira. Os principais serviços procurados são o desbloqueio do Bolsa Família, o acesso ao BPC/LOAS e à tarifa social de energia elétrica.
Vale lembrar que, conforme a nova Lei Federal nº 15.077/2024, não estão sendo realizados atendimentos para cadastros unipessoais (de pessoas que moram sozinhas), pois esses exigem visita domiciliar. Também não é possível fazer alterações que envolvam a exclusão de membros com renda já informada ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
Durante toda a semana, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) seguem funcionando normalmente para os demais serviços. O mutirão no CAM é realizado com a participação de servidores, estagiários e entrevistadores sociais, sem comprometer o atendimento diário da rede socioassistencial do município.
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 26°


