Segunda, 30 de Junho de 2025
13°

Tempo nublado

Ivinhema, MS

Geral Legislativo - MS

Coronel David articula continuidade das obras na MS-214 no Pantanal do Paiaguás

Com articulação do deputado estadual Coronel David (PL) e representando o setor produtivo do Pantanal do Paiaguás, os produtores rurais Elvio Rodri...

30/06/2025 às 14h03
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MS
Compartilhe:
Coronel David articula continuidade das obras na MS-214 no Pantanal do Paiaguás

Com articulação do deputado estadual Coronel David (PL) e representando o setor produtivo do Pantanal do Paiaguás, os produtores rurais Elvio Rodrigues e Maurício Sarto se reuniram nesta segunda-feira (30) com o secretário de Infraestrutura, Guilherme Alcântara, e o diretor-presidente da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), Mauro Rondon, para tratar da retomada das obras da MS-214, estrada essencial para o escoamento da produção, mobilidade e acesso a serviços básicos na região.

A rodovia, que ainda carece de ligação adequada no trecho entre os rios Taquari e Piquiri, é considerada estratégica para o desenvolvimento do setor produtivo e para a integração do Pantanal com outras regiões de Mato Grosso do Sul. A ausência de infraestrutura terrestre afeta diretamente produtores, moradores e trabalhadores locais, que hoje enfrentam até dois dias de viagem para chegar à cidade mais próxima.

Segundo o secretário Guilherme Alcântara, o Governo do Estado já está em processo de retomada das obras. “A MS-214 é uma rodovia muito importante no Pantanal. O estado está retomando um dos lotes, que tem 59 quilômetros. Vamos terminar esse lote ainda este ano e dar início à drenagem do lote seguinte. O compromisso é concluir dois lotes, um em 2025 e outro em 2026.”

Para os produtores, a notícia representa alívio e expectativa positiva. O proprietário da Fazenda São Jorge, Maurício Sarto, destacou a importância da interlocução do deputado junto ao governo e os benefícios diretos para o setor. “Essa obra da MS-214 estava parada há um tempo e o secretário esclareceu bem os próximos passos. Esse ano ainda vão recuperar parte do que já foi feito e dar início a novos trechos. Se houver viabilidade financeira, até um terceiro lote pode ser iniciado no ano que vem. Isso muda completamente nossa realidade.”

Maurício explicou que o acesso atual é extremamente limitado, dificultando o transporte de gado, insumos e pessoas. “Hoje o gado sai a pé até o ponto de embarque. O acesso depende de trator ou avião. A obra vai beneficiar não só o setor produtivo, mas também as famílias que vivem lá, os funcionários e até a escola que atende 60 crianças em regime de internato. Isso tudo depende de logística. É um grande avanço.”

Para Coronel David, garantir a continuidade da MS-214 é uma forma de levar dignidade e oportunidades a uma das regiões mais isoladas do estado. “Nosso compromisso é com as pessoas mais simples que vivem em áreas remotas. Essa estrada é vital não só para o escoamento da produção agropecuária, mas também para o acesso à saúde, educação e segurança. Vamos seguir cobrando e acompanhando cada etapa dessa obra.”

Além do potencial logístico, a MS-214 contribuirá com o desenvolvimento turístico e com a integração entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, por meio de uma ponte projetada para interligar os dois pantanais na região de Porto Jofre. Por ora, o foco é a conclusão do aterro e do cascalhamento, uma etapa essencial para dar condições mínimas de tráfego na região.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ivinhema, MS Atualizado às 19h03 - Fonte: ClimaTempo
13°
Tempo nublado

Mín. 12° Máx. 15°

Ter 17°C 9°C
Qua 21°C 9°C
Qui 23°C 11°C
Sex 24°C 11°C
Sáb 23°C 10°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio