Segunda, 30 de Junho de 2025
13°

Tempo nublado

Ivinhema, MS

Economia Negócios

Pedidos de demissões acendem alerta nas empresas brasileiras

Mesmo em ambientes produtivos, empresas brasileiras enfrentam dificuldades para reter bons funcionários. Segundo especialistas, fatores como falta ...

30/06/2025 às 15h19
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Adobe Stock
Adobe Stock

A saída de profissionais qualificados, mesmo em contextos de aparente motivação e produtividade, tem se tornado uma preocupação constante para líderes e equipes de recursos humanos. Um levantamento global da McKinsey & Company apontou que mais de 40% dos trabalhadores estão considerando deixar seus empregos nos próximos meses. No Brasil, o cenário não é diferente: empresas enfrentam desafios crescentes para reter talentos, mesmo entre os colaboradores com bom desempenho.

Especialistas indicam que, em muitos casos, o pedido de demissão de funcionários bem avaliados não está relacionado exclusivamente à remuneração. Entre os fatores mais recorrentes estão a ausência de reconhecimento, falhas na liderança, clima organizacional negativo, falta de perspectivas de crescimento, sobrecarga e desalinhamento de valores entre colaborador e empresa.

De acordo com a Forbes, uma pesquisa do The Workforce Institute da UKG apontou que profissionais mal geridos são 60% mais propensos a apresentar altos níveis de estresse e, fatores como excesso de trabalho e ausência de reconhecimento, estão entre os principais gatilhos de sofrimento emocional nas organizações.

A falta de reconhecimento contínuo pode ser combatido com uma das estratégias mais eficazes para a retenção de talentos: o marketing de incentivo. Campanhas de premiação por desempenho, por exemplo, têm ganhado espaço por oferecerem recompensas tangíveis e personalizadas aos colaboradores. “O reconhecimento vai além do elogio. Premiações estruturadas mostram, na prática, que o esforço é valorizado”, afirma Ana Piacente, coordenadora de marketing da Incentive, empresa que atua há mais de 40 anos no ramo de premiação corporativa.

Além disso, a ausência de propósito e de alinhamento com os valores da empresa também contribui para o desligamento voluntário, especialmente entre os profissionais mais jovens. Para muitas pessoas, não basta ter estabilidade ou bom salário — é preciso sentir que o trabalho tem um significado real.

Nesse cenário, o marketing de incentivo tem sido cada vez mais utilizado por empresas que desejam manter profissionais engajados e conectados aos objetivos institucionais. Por meio de ações estruturadas de reconhecimento, como programas de pontuação, premiações com liberdade de escolha e recompensas isentas de encargos trabalhistas, é possível reforçar comportamentos positivos e criar vínculos duradouros com a equipe.

“Campanhas bem planejadas contribuem para manter o foco nos resultados e demonstram, de forma concreta, o valor que cada colaborador tem para a empresa”, complementa Ana Piacente, da Incentive. A companhia desenvolve soluções que vão desde plataforma de pontos que oferece mais de um milhão de prêmios à escolha do colaborador ou o cartão pré-pago, voltado à premiação com segurança jurídica e praticidade para os gestores.

Além do reconhecimento, a retenção de talentos também passa por outras boas práticas: oferecer feedbacks contínuos e construtivos e investir no desenvolvimento das lideranças são algumas das estratégias recomendadas por especialistas em gestão de pessoas. Ambientes colaborativos, onde há respeito, transparência e oportunidades de crescimento, tendem a ter menor rotatividade e índices mais altos de engajamento.

Dados da Harvard Business Review indicam que o custo da perda de um bom colaborador pode chegar a até 250% do seu salário anual, considerando custos com recrutamento, integração e queda de produtividade da equipe. Isso sem contar o impacto sobre o clima interno e a imagem institucional.

Diante desse cenário, é possível enxergar que a retenção de talentos pode estar associada a um conjunto de fatores, como reconhecimento por desempenho, valorização profissional e condições adequadas de trabalho. A implementação de práticas organizacionais consistentes tem o potencial de influenciar a permanência dos colaboradores e reduzir a rotatividade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ivinhema, MS Atualizado às 19h03 - Fonte: ClimaTempo
13°
Tempo nublado

Mín. 12° Máx. 15°

Ter 17°C 9°C
Qua 21°C 9°C
Qui 23°C 11°C
Sex 24°C 11°C
Sáb 23°C 10°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio