
A deputada estadual Gleice Jane (PT) participou da reunião da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, na manhã desta terça-feira (1º de junho), na Casa de Leis. Na ocasião, a parlamentar e os demais participantes receberam o relatório de ações da Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica (Fadeb/MS), que contou com a presença da diretora-presidenta Maria Cecília Amendola da Mota. Conhecida por sua atuação em defesa da educação pública e inclusiva, a deputada reforçou a necessidade de políticas que garantam qualidade de ensino, valorização dos profissionais da educação e respeito à diversidade linguística e cultural, especialmente entre os povos indígenas.
Gleice Jane, vice-presidenta da Comissão, frisou também que os professores precisam ser ouvidos nesse contexto, já que estão sufocados e adoecidos. “A sobrecarga de trabalho é muito grande e existe muita burocracia a ser cumprida. Eles não conseguem dar aulas direito, pois têm muita coisa para preencher. O trabalho da educação tem que ser leve, prazeroso; nos últimos anos, passou a ser cansativo demais. Em relação às comunidades indígenas que ainda demonstram resistência na alfabetização, precisamos avançar e articular com elas para que o material didático seja garantido a todas as línguas”, disse.
O projeto MS Alfabetiza Indígena, do Estado, compreende a elaboração de material didático para alfabetização em línguas indígenas, aos moldes do programa MS Alfabetiza: Todos pela Alfabetização, consistindo na produção de quatro protótipos de livros do 1º e 2º anos do ensino fundamental. Segundo Maria Cecília, a ação contempla quatro línguas: terena, kadiwéu, guarani e kaiowá. Mais de 12 mil estudantes são beneficiados com os livros produzidos.
Em entrevista, Maria Cecília destacou o compromisso do governo estadual com a educação e defendeu maior participação do setor privado sul-mato-grossense no financiamento de projetos educacionais. “Realizamos projetos voltados à gestão e à matemática, devido ao déficit de formação nessa disciplina. Os alunos da rede pública merecem ações voltadas à evolução na área de exatas neste momento. Sem raciocínio lógico, não conseguimos aprender direito geografia, música, matemática. É preciso abrir os olhos para isso. Infelizmente, nossas parcerias têm sido feitas, principalmente, com o estado de São Paulo. Acredito que os empresários de Mato Grosso do Sul poderiam investir mais em projetos de educação, uma vez que o imposto de renda é descontado”, afirmou.
A deputada Gleice Jane, por sua vez, reforçou que continuará acompanhando de perto as ações da Fadeb e cobrando investimentos que garantam uma educação pública de qualidade, inclusiva e transformadora.
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 26°


