
Intervenção na Rua José Josino Salgueiro visa evitar colapso da estrutura e inclui reparos no asfalto, calçada e tubulação subterrânea; obra antecipada vai evitar desperdício de dinheiro público

Obra na na Rua José Josino Salgueiro teve início nesta quarta-feira e prosseguirá por pelo menos mais de suas semanas. Foto: A. Frota
A Prefeitura de Dourados deu início, na manhã desta quarta-feira (2), a uma obra preventiva de recuperação da malha asfáltica sobre a ponte da Rua José Josino Salgueiro, que liga os bairros Parque das Nações II e Canaã IV. O prefeito Marçal Filho e o secretário municipal de Serviços Urbanos, Luis Roberto Martins, acompanharam o início dos trabalhos no local.
A intervenção foi motivada por sinais de afundamento e trincas no asfalto, além de falhas na calçada e na estrutura das tubulações subterrâneas. “É uma obra que precisa de reparo, e assim vamos fazer para evitar que a situação se agrave, necessitando de intervenções maiores”, destacou o prefeito. “Quando a prefeitura se antecipa, fazendo o trabalho preventivo, consegue evitar o desperdício de dinheiro público com eventual obra de reconstrução”, completa.
Essa é a segunda obra preventiva em pontes realizada pela atual gestão. A primeira ocorreu em março deste ano na Rua Aurora Augusta de Matos, na região da Chácara Flora e Unigran. O prefeito reforça que a administração está empenhada em atuar antes que os problemas se tornem emergências. “Não vamos fazer como gestões anteriores, que deixaram o pior acontecer para depois iniciar uma obra que fica muito mais cara”, completou Marçal.
Casos semelhantes ocorreram em anos anteriores por falta de manutenção preventiva. Em 2019, a Avenida Presidente Vargas, BNH 3º Plano, ficou interditada por meses após o colapso da pista. Já em 2022, na Rua Hayel Bon Faker, no jardim Europa, um carro chegou a cair em um buraco causado pelo agravamento de problemas estruturais.
De acordo com o secretário Luis Roberto, há quatro tubulações sob a ponte da Rua José Josino Salgueiro. Uma delas será refeita parcialmente, enquanto outra precisará ser reconstruída por completo. Para a execução da obra, o trecho foi totalmente interditado e a previsão é que os serviços sejam concluídos em pelo menos duas semanas, se o tempo permanecer firme.
Durante esse período, os motoristas devem utilizar rotas alternativas. A prefeitura pede compreensão dos moradores e reforça que a obra é essencial para garantir a segurança da população e a durabilidade da infraestrutura viária na cidade.
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 26°


