
Prefeitura já instalou 2,5 mil luminárias e quer universalizar na cidade e nos distritos essa nova tecnologia até o fim da gestão; trabalhos estão sendo realizados por equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos

Trocas de luminárias para LED estão ocorrendo em todas das ruas do BNH 4º Plano em Dourados – Foto: A. Frota
A Prefeitura de Dourados segue avançando com o plano de modernização da iluminação pública e, nesta semana, iniciou a instalação de luminárias de LED na região do bairro BNH 4º Plano. O prefeito Marçal Filho e o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Ângelo Augusto Gomes, acompanharam os trabalhos nesta quinta-feira (3). Em breve, um dos habitacionais mais antigos de Dourados contará com a mesma iluminação pública instalada nas principais avenidas e ruas de grande tráfego de pessoas e veículos.
Marçal Filho destacou o trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura de Dourados. “Ainda estamos muito distante do ideal, mesmo porque a licitação para contratação da empresa que atuará na iluminação pública está em andamento, mas não estamos medindo esforços para colocar as equipes da prefeitura na rua, mesmo sob frio intenso, para modernizar a iluminação”, enfatizou o prefeito.
A ação iniciada no BNH 4º Plano faz parte de um cronograma iniciado em maio que já passou pelos bairros Jardim Flórida I e II, região universitária (Unigran, Anhanguera e Faculdade de Direito da UFGD), Vila Popular, Avenida Guaicurus (acesso ao aeroporto), Praça do Zé Tabela e Ciclovia da Coronel Ponciano. Em todos esses locais, a população já desfruta de uma iluminação pública moderna, toda com LED, que deixam as vias muito mais seguras.
Com um aditivo firmado junto à empresa SPE Iluminação Dourados, estão previstas a implantação de 3,5 mil luminárias de LED nas próximas semanas. Segundo Ângelo Gomes, cerca de 2,5 mil já foram instaladas e estão em funcionamento. As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos avaliam as localidades de maior fluxo de pessoas no período noturno para instalar o novo sistema de iluminação pública, seja substituindo as lâmpadas de mercúrio por LEDs ou instalando modernas luminárias.
As equipes de eletricistas atuam de segunda a sábado. À noite, identificam pontos com problemas e, durante o dia, realizam a manutenção. Em muitos casos, os serviços envolvem mais do que a simples troca de lâmpadas queimadas. Fiações cortadas, especialmente em postes com infraestrutura compartilhada com operadoras de internet e telecomunicações, são causas recorrentes dos apagões.
As próximas etapas da substituição de lâmpadas estão previstas para vias centrais e comerciais, como as ruas Benjamin Constant, João Vicente Ferreira, Dos Missionários, Melvin Jones, Joaquim Alves Taveira, Quintino Bocaiúva e Firmino Vieira de Mattos, além de outros trechos nos bairros.
O objetivo da gestão municipal é substituir 100% das lâmpadas antigas (amarelas) por tecnologia LED até o final do mandato. “Nosso objetivo é garantir mais segurança, economia e eficiência para a população”, afirmou Marçal Filho. “A cidade está ganhando cara nova”, enfatizou. “Ações como mutirões de limpeza, troca de lâmpadas e organização da fiação estão entre nossas prioridades na área de serviços urbanos”, finalizou o prefeito.
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 26°


