
Inscrições vão até 16 de julho e fazem parte do Projeto AgroVerde, que oferecerá insumos e capacitação para até 230 produtores do município em parceria com o Governo Federal

O público-alvo são agricultores familiares que desenvolvam atividades agropecuárias em Dourados – Foto: A. Frota
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf), abriu nesta quinta-feira (4) as inscrições para o projeto Dourados AgroVerde, que vai distribuir gratuitamente fertilizante orgânico a agricultores familiares do município. A iniciativa faz parte do Projeto de Desenvolvimento da Agricultura Familiar Sustentável e foi oficializada por meio da Resolução nº 32/2025, publicada no Diário Oficial de quarta-feira (2), e assinada pelo secretário Bruno Cézar Alvaro Pontim.
Os interessados podem se inscrever até o dia 16 de julho, sempre em dias úteis, das 7h30 às 13h, diretamente na sede da Semaf, localizada na Rua José Luiz da Silva, 3.350, no bairro Terra Roxa II. O projeto vai contemplar inicialmente 230 produtores rurais, com até 22 toneladas de fertilizante por beneficiário, conforme a área produtiva cadastrada. A distribuição faz parte de um convênio com o Governo Federal, através do Ministério da Agricultura e Pecuária (Convênio Transferegov.br Nº 955949/2024), que repassou 5.100 toneladas de fertilizante orgânico ao município.
Além do fornecimento do insumo, o projeto também inclui apoio logístico para transporte, orientação técnica sobre o uso correto do fertilizante, acompanhamento da produção e capacitação dos agricultores por meio de cursos e palestras.
O público-alvo são agricultores familiares que desenvolvam atividades agropecuárias em áreas dentro do município, incluindo hortas, cultivos de grãos, mandioca, frutas, cana-de-açúcar e criações a pasto. Também podem participar produtores indígenas e quilombolas, desde que cumpram os requisitos previstos.
Entre os critérios de elegibilidade estão área produtiva de até 120 hectares, predominância de mão de obra familiar, gestão do estabelecimento feita pela família e renda vinda, em maioria, da própria produção. A resolução também prevê reserva de 20% das vagas (46 no total) para comunidades tradicionais, como indígenas e quilombolas, que disputarão vagas em concorrência exclusiva.
Para efetivar a inscrição, o produtor deverá apresentar documentação pessoal, comprovante de vínculo com a terra, ficha de inscrição e declarações obrigatórias, além de documentos complementares que poderão somar pontos para classificação, como participação em associações agrícolas e programas públicos de compras.
SELEÇÃO E ENTREGA
Caso o número de inscritos ultrapasse o total de vagas, será aplicada uma pontuação conforme critérios estabelecidos na resolução. Se houver empate, o critério de desempate será um sorteio público.
A entrega do fertilizante ocorrerá conforme cronograma logístico da Semaf, e os produtores selecionados terão de assinar um termo de compromisso e cumprir exigências como apresentação de análise de solo, custeio de combustível para transporte (se fornecido pela Prefeitura) e participação nas capacitações obrigatórias.
Mais detalhes podem ser obtidos diretamente na Semaf ou pelos telefones (67) 2222-1491 / 98163-0515, ou ainda pelo e-mail semaf@dourados.ms.gov.br.
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 21°


