O Porto de Itajaí inaugurou, nesta quinta-feira (3), o Boulevard Marina Itajaí, um moderno complexo náutico que oferece infraestrutura para embarcações de pequeno e médio porte, além de espaços de convivência e lazer integrados à área urbana. A iniciativa recebeu investimento inicial de R$ 100 milhões e foi viabilizada a partir da reabertura operacional do porto conduzida pelo Governo Federal.
Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o projeto demonstra como os portos podem ser indutores de crescimento. “Ver o porto e a cidade unindo esforços em iniciativas como essa é a concretização da nossa visão, de que os portos são catalisadores de desenvolvimento econômico e social, integrando-se às cidades e gerando emprego e renda para a população”, afirmou.
A iniciativa integra lazer, turismo e desenvolvimento econômico, somando investimentos públicos e privados. O empreendimento contou com o apoio da Prefeitura de Itajaí e da Secretaria Nacional de Portos.
Segundo o secretário nacional de Portos, Alex Ávila, o projeto está em sintonia com a política nacional de aproveitamento multifuncional das áreas portuárias, que ajudam a promover o desenvolvimento econômico, a integração urbana e a qualificação do entorno portuário. “Iniciativas como essa ampliam a relevância dos portos no planejamento urbano e na geração de valor para as cidades. Esse tipo de intervenção eleva a competitividade dos portos e contribui para a construção de hubs logísticos e urbanos mais eficientes”, ressaltou.
Participaram da cerimônia de inauguração o prefeito de Itajaí, Robison Coelho; o secretário municipal de Turismo, Ronaldo Jansson Júnior; o diretor da ABecker, Anderson Becker; representantes do Porto de Itajaí, como Rafael Canela e Marcelo Peres; e Carlos Gayoso, da Marina Itajaí.
Desenvolvimento
Localizado dentro da Marina Itajaí, o complexo conta com 38 mil metros quadrados de área construída e abriga 78 operações comerciais, incluindo supermercado premium, hotel cinco estrelas, rooftop, espaços de coworking, áreas para eventos e edifício-garagem com 500 vagas. Tudo foi projetado para dialogar com o ambiente náutico e o turismo local.
“O lançamento do Boulevard Marina Itajaí reforça o potencial da cidade como destino náutico premium do Brasil. Com proposta inovadora, será o maior shopping voltado para as águas do país”, destacou Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí e idealizador do projeto.
Para Rafael Canela, assessor executivo do Porto de Itajaí, o empreendimento marca um novo momento na relação entre o porto e a cidade, ao promover o uso inteligente e multifuncional da área portuária. “É um exemplo de ocupação qualificada, que estimula novas formas de convivência urbana e desenvolvimento sustentável”, concluiu.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Mín. 10° Máx. 24°