
O Estado de Mato Grosso do Sul foi representado pelo Delegado de Polícia Gustavo Tadeu Barbosa Fernal, lotado na Primeira Delegacia de Polícia de Paranaíba/MS, na 4ª Edição do Curso para Habilitar Usuários com Pistolas Semiautomáticas para Fins Policiais no Tiro Defensivo na Preservação da Vida – “Método Giraldi”.
O curso foi realizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), em parceria com a Força Nacional de Segurança Pública, e ocorreu entre os dias 7 e 11 de julho de 2025, na cidade de Gama/DF, reunindo profissionais das forças de segurança de diversas unidades da federação.
Durante o curso, foram ministradas aulas teóricas e práticas voltadas à técnica do tiro defensivo, com ênfase na legalidade, proporcionalidade e, sobretudo, na preservação da vida – fundamento central do “Método Giraldi”. A formação tem como objetivo qualificar os profissionais para atuarem com responsabilidade e preparo técnico em situações críticas, sempre priorizando a vida humana.
A participação do delegado reafirma o compromisso da Polícia Civil sul-mato-grossense com o constante aperfeiçoamento de seus quadros e com a atuação policial pautada na ética, na legalidade e na valorização da vida.


Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 21°


