
No próximo sábado (19) o Parque Jacques da Luz - localizado no bairro Moreninhas, em Campo Grande - será palco da maior ação de cidadania de Mato Grosso do Sul, com um propósito urgente: o enfrentamento à violência de gênero. O evento 'Ação Cidadania #TodosPorElas - Pelo Fim do Feminicídio' será realizado das 8h às 17h e reunirá instituições públicas e privadas, além de lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil.
Durante todo o dia, o público terá acesso gratuito a atendimentos nas áreas de saúde, assistência jurídica e social, emissão de documentos e orientação profissional, além de rodas de conversa e atividades culturais e educativas para todas as idades. O evento também contará com vacinação antirrábica e agendamento para castração de animais domésticos.
O Sesi oferecerá serviços como quick massage e inclusão digital com a oficina do Projeto 60+, enquanto o Senai estará presente com a carreta da panificação, promovendo oficinas de cuca e biscoitos. Outro destaque é a Carreta Mulheres que Resolvem, com workshop sobre instalação de câmeras e cercas elétricas (4h/aula).
Entre outros serviços disponíveis, estão:

Realizada pelo Sistema Fiems em parceria o Governo de Mato Grosso do Sul, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa e TV Morena, o 'Ação Cidadania #TodosPorElas - Pelo Fim do Feminicídio' une forças de duas fortes ações regionais, com contexto de levar serviços básicos à população além de conscientização e mudanças de comportamento.
Desde 2013, o Ação Cidadania já passou por 21 cidades sul-mato-grossenses em 43 edições. Nesse período, o Sistema Fiems e seus parceiros realizaram 241,9 mil atendimentos e receberam 88,3 mil pessoas.
Já o #TodosPorElas foi idealizado pela desembargadora do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), Jaceguara Dantas, a campanha busca ampliar o acesso a direitos e serviços essenciais, com foco na proteção das mulheres. Desde sua criação, duas caminhadas já foram realizadas para chamar à atenção do público para a importante questão da violência de genero.
"Estamos falando do machismo estrutural, do patriarcado, e para que a gente mude essa cultura precisamos ensinar aos nossos filhos que o amor não controla, o amor é uma escolha. Devemos ensinar que a força é usada para proteger, não para machucar, e que o respeito é um princípio que todos devem usar", destacou na última caminhada a secretária estadual da Cidadania, Viviane Luiza, que levou o filho ao evento, inclusive subindo com ele ao palco.
Comunicação Governo de MS
Foto: Bruno Rezende/Secom/Arquivo
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 21°


