
O Módulo de Saúde do Complexo Penitenciário do Jardim Noroeste, unidade da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), vem apresentando avanços expressivos na assistência aos custodiados, com atendimentos ampliados e maior qualidade nos serviços.
Graças a uma série de melhorias estratégicas, a unidade assistencial registrou 674 atendimentos em julho, superando a média mensal de 550 do primeiro semestre deste ano. Conforme os dados apresentados, no último mês, foram 523 atendimentos médicos e 141 odontológicos.
Do total, 76,96% foram do IPCG (Instituto Penal de Campo Grande), somando 511 consultas. O Ptran (Presídio de Trânsito) respondeu por 18,67% dos registros, com 124 atendimentos, enquanto o CTAL (Centro de Triagem Anísio Lima) concentrou 4,37%, equivalente a 29 internos.

O desempenho é resultado de aperfeiçoamentos físicos implementados, bem como da reorganização de processos internos, como um controle mais apurado na entrega de medicamentos, a implementação de registros em tempo real nos sistemas e a manutenção estrutural periódica do espaço.
De acordo com a diretora do Módulo de Saúde, Neide Aparecida Flores dos Santos Góes, o controle minucioso dos atendimentos se tornou uma ferramenta estratégica para a gestão, permitindo identificar polos de maior demanda, profissionais mais requisitados e necessidades recorrentes, o que favorece a distribuição equilibrada dos serviços entre as unidades prisionais.
Para a dirigente, o avanço também é um reflexo direto do esforço coletivo. “Muitos desafios foram superados, e cada passo só foi possível com dedicação, apoio e profissionalismo de todos os envolvidos, afirma.

A equipe é composta por diferentes profissionais, incluindo um psiquiatra, dois clínicos gerais, um odontólogo, um técnico de higiene bucal e um técnico de enfermagem. Além disso, outros dentistas, médicos e técnicos de enfermagem atuam diretamente nas unidades IPCG, PTRAN e CTAL, expandindo o alcance do Módulo.
“O trabalho desses profissionais, juntamente com o suporte das policiais penais, reforça a capacidade de resposta da equipe, que continua a se otimizar com o objetivo de manter a excelência na assistência à saúde dentro do sistema prisional”, explica Neide. “Com a reestruturação e a otimização contínua dos processos, a expectativa é de que os resultados sigam crescendo, consolidando o compromisso da Agepen com a qualidade do serviço”, complementa.
A assistência à saúde de custodiados da Agepen é coordenada pela Diretoria de Assistência Penitenciária, por meio da Divisão de Assistência à Saúde Prisional.
Comunicação Agepen
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 21°


