Sexta, 29 de Agosto de 2025
32°

Tempo limpo

Ivinhema, MS

Geral Legislativo - MS

Inclusão social e cultural em Mato Grosso do Sul são temas de projetos

Começaram a tramitar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), nesta sexta-feira (29), duas propostas de autoria do deputado estadua...

29/08/2025 às 15h53
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MS
Compartilhe:
Propostas do deputado estadual Neno Razuk reforçam a inclusão e valorizam a cultura em MS
Propostas do deputado estadual Neno Razuk reforçam a inclusão e valorizam a cultura em MS

Começaram a tramitar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), nesta sexta-feira (29), duas propostas de autoria do deputado estadual Neno Razuk (PL), que versam sobre declaração de utilidade pública e fortalecimento de ações de conscientização e inclusão sobre o autismo em Mato Grosso do Sul.

O Projeto de Lei 223/2025 declara de Utilidade Pública Estadual a Organização da Sociedade Civil - OSC MS Cultural, com sede em Campo Grande-MS. De acordo com o parlamentar, a iniciativa valoriza o trabalho desenvolvido pela entidade, que é sem fins lucrativos e atua de forma relevante nas áreas da cultura, educação, esportes, assistência social e defesa de direitos.

A OSC MS Cultural tem como missão promover o acesso à cultura, à educação cidadã e à inclusão social, por meio de ações formativas, oficinas, projetos sociais e atividades voltadas ao fortalecimento de vínculos comunitários. Conforme o parlamentar, o reconhecimento fortalece a entidade e amplia sua atuação. “A concessão do título de utilidade pública estadual possibilitará à OSC MS Cultural ampliar o alcance de suas ações junto à população, especialmente em comunidades em situação de vulnerabilidade. Trata-se de uma medida que contribui diretamente para o desenvolvimento humano, social e cultural do nosso Estado”, destacou o deputado.

Ainda conforme o texto da proposta, a organização cumpre todos os critérios legais exigidos para a obtenção do título.

Fortalecimento de políticas de conscientização sobre o TEA

Já o Projeto de Lei 224/2025 altera a redação e acrescenta dispositivos à Lei nº 4.199, de 23 de maio de 2012 , que institui a Semana Estadual de Conscientização e Reflexão sobre o Autismo no Estado de Mato Grosso do Sul, e dá outras providências. A proposta atualiza o nome para Semana Estadual de Conscientização e Reflexão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de acrescentar novas finalidades e ações educativas à legislação, com o objetivo de combater preconceitos, ampliar o acesso à informação e promover maior respeito e inclusão das pessoas com TEA.

Entre as medidas previstas estão palestras, fóruns, seminários, encontros e exibição de vídeos com especialistas, voltados a esclarecer a população, orientar familiares e apoiar profissionais que atuam diretamente com pessoas autistas.

Segundo o deputado Neno Razuk, a atualização da lei é uma forma de fortalecer a cidadania e a empatia. “Ainda é recorrente a associação equivocada entre comportamentos autistas e questões de indisciplina ou má educação. Isso agrava os desafios vivenciados por autistas e suas famílias, especialmente em ambientes públicos”, pontuou.

O parlamentar reforça que a proposta busca transformar a semana de reflexão em um espaço efetivo de aprendizado e acolhimento. “As ações educativas são estratégias necessárias para fortalecer a cidadania, a inclusão e a compreensão do TEA em nosso Estado”, completou Razuk.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ivinhema, MS Atualizado às 14h04 - Fonte: ClimaTempo
32°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 33°

Sáb 34°C 19°C
Dom 35°C 20°C
Seg 34°C 21°C
Ter 38°C 22°C
Qua 39°C 26°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio