
Começaram a tramitar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), nesta sexta-feira (29), duas propostas de autoria do deputado estadual Neno Razuk (PL), que versam sobre declaração de utilidade pública e fortalecimento de ações de conscientização e inclusão sobre o autismo em Mato Grosso do Sul.
O Projeto de Lei 223/2025 declara de Utilidade Pública Estadual a Organização da Sociedade Civil - OSC MS Cultural, com sede em Campo Grande-MS. De acordo com o parlamentar, a iniciativa valoriza o trabalho desenvolvido pela entidade, que é sem fins lucrativos e atua de forma relevante nas áreas da cultura, educação, esportes, assistência social e defesa de direitos.
A OSC MS Cultural tem como missão promover o acesso à cultura, à educação cidadã e à inclusão social, por meio de ações formativas, oficinas, projetos sociais e atividades voltadas ao fortalecimento de vínculos comunitários. Conforme o parlamentar, o reconhecimento fortalece a entidade e amplia sua atuação. “A concessão do título de utilidade pública estadual possibilitará à OSC MS Cultural ampliar o alcance de suas ações junto à população, especialmente em comunidades em situação de vulnerabilidade. Trata-se de uma medida que contribui diretamente para o desenvolvimento humano, social e cultural do nosso Estado”, destacou o deputado.
Ainda conforme o texto da proposta, a organização cumpre todos os critérios legais exigidos para a obtenção do título.
Fortalecimento de políticas de conscientização sobre o TEA
Já o Projeto de Lei 224/2025 altera a redação e acrescenta dispositivos à Lei nº 4.199, de 23 de maio de 2012 , que institui a Semana Estadual de Conscientização e Reflexão sobre o Autismo no Estado de Mato Grosso do Sul, e dá outras providências. A proposta atualiza o nome para Semana Estadual de Conscientização e Reflexão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de acrescentar novas finalidades e ações educativas à legislação, com o objetivo de combater preconceitos, ampliar o acesso à informação e promover maior respeito e inclusão das pessoas com TEA.
Entre as medidas previstas estão palestras, fóruns, seminários, encontros e exibição de vídeos com especialistas, voltados a esclarecer a população, orientar familiares e apoiar profissionais que atuam diretamente com pessoas autistas.
Segundo o deputado Neno Razuk, a atualização da lei é uma forma de fortalecer a cidadania e a empatia. “Ainda é recorrente a associação equivocada entre comportamentos autistas e questões de indisciplina ou má educação. Isso agrava os desafios vivenciados por autistas e suas famílias, especialmente em ambientes públicos”, pontuou.
O parlamentar reforça que a proposta busca transformar a semana de reflexão em um espaço efetivo de aprendizado e acolhimento. “As ações educativas são estratégias necessárias para fortalecer a cidadania, a inclusão e a compreensão do TEA em nosso Estado”, completou Razuk.
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 21°


