
O governador Eduardo Riedel participou nesta sexta-feira (29) da solenidade de passagem do comando do CMO (Comando Militar do Oeste). Durante o evento reforçou a parceria do Estado com as Forças Armadas na proteção da fronteira e em outras áreas, como na prevenção e combate a incêndios florestais.
Durante a solenidade, realizada em Campo Grande, o general de Exército Luiz Fernando Estorrilho Baganha deixou o comando do CMO e foi substituído pelo general Alcides Valeriano de Faria Júnior. O evento teve a participação de autoridades e do comandante do Exército Brasileiro, o general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.
O novo comandante do CMO (Alcides Valeriano) foi promovido em 2025 ao posto de general de Exército, a mais alta patente da Força Terrestre. Nascido em 6 de outubro de 1966, na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, incorporou às fileiras do Exército em 13 de fevereiro de 1982.

O governador reafirmou a parceria de sucesso com o Exército Brasileiro. “É fundamental (parceria) para o desenvolvimento do nosso Estado. Não apenas o CMO, mas todas as suas divisões de Mato Grosso do Sul estão presentes no nosso dia a dia, não apenas na segurança pública e proteção das fronteiras, mas também em outras ações como o apoio no combate a incêndios no Pantanal, além de diversas outras atividades civis. Estamos aqui para ratificar esta parceria”.
Riedel ponderou que houve a mudança de comando e a relação de parceria continua de forma permanente. “Novas parcerias e ações em conjunto. Tem operações especiais realizadas pelo Exército como a Ágata, que são permanentes e institucionais e trazem grandes benefícios ao Estado”.
O general Alcides Valeriano de Faria Júnior adiantou sua expectativa ao assumir o cargo. “Vamos reforçar, aprimorar e aperfeiçoar o legado do general Baganha aqui no CMO, em parceria com o Governo do Estado em todas as áreas. Inclusive em obras que forem possíveis, assim como na proteção da fronteira, com missões planejadas e inopinadas. Assim fortalecermos a sensação de segurança de todos neste grande Estado”.


Deixando o cargo, o general Baganha contou sobre a sua trajetória a frente da corporação. “Após mais de dois anos de intensas atividades a frente do CMO é chegado o momento de partir, seguindo com o coração sereno pela honra de comandar as tropas do Exército Brasileiro em pujantes estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, com suas organizações militares estrategicamente distribuídas e equipadas, cumprindo missões desafiadoras”.
Criado em 1985, o CMO é responsável pela defesa e preservação da Fronteira Oeste do Brasil, que abrange 2,5 quilômetros localizados nos estados de Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS), compreendendo ainda o município de Aragarças, em Goiás.
O Comando atua nas missões constitucionais de defesa da pátria, mantendo a soberania nacional na linha de fronteira com o Paraguai e Bolívia e reprimindo os ilícitos transfronteiriços e ambientais, sendo importante parceiro do Governo do Estado nas áreas de segurança e meio ambiente.




Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende
ATENÇÃO: confira aqui o pack imprensa com as imagens de apoio e entrevista coletiva
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 21°


