
Mais de 4.500 alunos da Rede Municipal de Ensino de Dourados brilharam na Avenida Marcelino Pires em um espetáculo de civismo, respeito à Pátria, educação, cultura, diversidade e cidadania no maior desfile cívico-militar já realizado no município

Somente a Educação em Dourados levou para a avenida Marcelino Pires cerca de 4.500 alunos. Foto: A. Frota
O desfile cívico-militar de 7 de Setembro em Dourados entrou para a história neste domingo ao reunir, pela primeira vez, todas as 44 escolas municipais e os 39 Centros de Educação Infantil (Ceims) da Rede Municipal de Ensino (Reme). Mais de 4.500 estudantes tomaram conta da Avenida Marcelino Pires, emocionando o público e reforçando a importância da educação na formação de cidadãos conscientes, participativos e orgulhosos de suas raízes.
O evento marcou um momento inédito para a cidade ao integrar representantes de todas as unidades, da área urbana, dos distritos rurais e da reserva indígena, em um só espetáculo de cultura, aprendizado e inclusão. Além disso, os alunos que participam do programa Educart, que oferece atividades culturais e esportivas no contraturno escolar, também desfilaram e receberam aplausos.
O desfile da Educação foi aberto pelos alunos e educadores da Escola Municipal Neil Fioravanti (CAIC) e começou pontualmente às 8h, com um espetáculo que durou quase duas horas apenas para as apresentações da rede municipal. Em seguida, desfilaram as demais instituições, forças de segurança, entidades esportivas e culturais. “Foi um planejamento coletivo que envolveu muitas mãos. A ideia era mostrar a força da educação, os projetos desenvolvidos nas escolas e levar esse orgulho para a avenida”, comemorou o secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva. “Deu tudo certo, fomos muito aplaudidos”, completou.
Os estudantes apresentaram temas variados que representaram a história, as culturas e as riquezas de Dourados. O Ceim Sebastiana Vieira Soares emocionou o público com uma linda decoração retratando árvores, aves e animais do bioma local, enquanto o Ceim Clarinda Mattos e Souza destacou as tradições gaúchas e nipo-brasileiras, que têm forte presença na cidade.
As escolas indígenas também deram um show de representatividade. A Escola Francisco Meireles, localizada na Aldeia Jaguapiru e que pela primeira vez tem diretores indígenas, levou para a avenida um desfile repleto de tradições, pintura corporal, cocares e cantos ancestrais. Outras unidades das aldeias Jaguapiru e Bororó, como a Escola Araporã, mostraram com orgulho seus alunos destaques no esporte.
As escolas dos distritos rurais também se destacaram. A Escola Municipal Agrotécnica Padre André Capelli, no Panambi, desfilou com os alunos vestidos de trajes sertanejos, chapéus e faixas que exaltavam o campo. Outras escolas dos distritos seguiram o mesmo espírito, valorizando suas raízes e tradições.
Entre os Ceims, o grande destaque foi a apresentação da Fanfarra Kids, formada por 25 crianças de 3 a 5 anos do Ceim Professor Guilherme, localizado no bairro Grande Água Boa. O projeto é pioneiro em Mato Grosso do Sul, sendo a primeira fanfarra infantil do Estado a utilizar instrumentos profissionais adaptados ao tamanho dos pequenos músicos.
Além do brilho dos estudantes, quem mais se emocionou foram os pais, avós e familiares. Muitos chegaram cedo para garantir os melhores lugares na avenida, munidos de câmeras e celulares para registrar cada detalhe. A avenida Marcelino Pires ficou lotada, com cerca de 30 mil pessoas acompanhando e participando do desfile.
Das mais de 8 mil pessoas que desfilaram pela avenida, pouco mais da metade eram alunos da rede municipal, que contou com 11 fanfarras, incluindo a Fanfarra Kids. O evento foi um retrato vivo de cidadania, cultura e integração, marcando um capítulo especial na história da educação douradense.
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 21°


