
Cinco propostas foram aprovadas pelos deputados estaduais durante a Ordem do Dia da sessão plenária desta quarta-feira (10), entre eles o Projeto de Lei 72/2024 , de autoria do deputado Roberto Hashioka (União), que torna obrigatória a apresentação de certidões de antecedentes criminais para recebimento de recursos públicos estaduais que, por ser analisado em segunda discussão com emendas, vai à redação final.
Em primeira discussão foram aprovadas duas matérias: Projeto de Lei 193/2025 , do Poder Executivo, que institui o Programa de Recuperação de Empresas estabelecidas em Mato Grosso do Sul, denominado Programa Recupera-MS, para regularização de débitos de contribuintes em processo de recuperação judicial ou em liquidação, e o Projeto de Lei 199/2025, do Poder Judiciário, que trata a respeito da reorganização das serventias notariais e de registros na sede da comarca de Rio Verde de Mato Grosso.
Único parlamentar a votar contra o PL 193, o deputado João Henrique (PL) criticou a proposta, afirmando que prejudica pequenos e médios empresários. “Somente aqueles que são responsáveis pela cadeia inteira do Fundersul [Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul] terão essa benesse. É um projeto de conveniência, de complacência daqueles que têm obrigação intima e solidária com o Estado”, protestou.
Em contrapartida, o deputado Paulo Duarte (PSB) afirmou que o Executivo tem tido um olhar cuidadoso para a situação econômica do Estado e do país. “Quando a empresa está nesse processo de recuperação judicial, por ter tratamento diferenciado para pagamento de débitos e tributos, acaba aproveitando a condição e pagando os tributos estaduais. A matéria apresentada é algo validado a nível nacional pelo Confaz [Conselho Nacional de Política Fazendária]”.
Discussão única
Dois projetos de resolução foram aprovados em discussão única durante a Ordem do Dia:
- Projeto de Resolução 12/2025 , do deputado Pedrossian Neto (PSD), que concede título de cidadão sul-mato-grossense ao delegado Murilo Jorge Vaz, prefeito de Pedro Gomes.
- Projeto de Resolução 13/2025 , do deputado Paulo Corrêa (PSDB), que concede título de cidadão sul-mato-grossense a Daniel Ingold, diretor-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (Iagro).
Serviço
As sessões plenárias podem ser acompanhadas presencialmente ou pela transmissão ao vivo dos canais oficiais de comunicação da Casa de Leis: TV ALEMS canal 7.2 no sinal aberto e canal 9 da Claro NET TV, ou ainda no link TV ALEMS ; Rádio ALEMS FM 105.5, sinal aberto, ou no link Rádio ALEMS ; Facebook e Youtube .
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 21°


