Alerta disparado pelo sistema nacional no próximo sábado será experimental e futuramente sistema vai ajudar a população a se prevenir de eventos climáticos extremos
Para celulares com sinal 4G ou 5G, o alerta chegará automaticamente no aparelho.Divulgação/Assecom
Os douradenses receberão um aviso no celular, no dia 27 de setembro, às 14h. Trata-se de um teste oficial do Defesa Civil Alerta (DCA), novo sistema que vai revolucionar a forma de comunicar situações de emergência em Mato Grosso do Sul. A Prefeitura de Dourados, por determinação do prefeito Marçal Filho, está dando todo suporte ao teste que visa alertar os moradores sobre eventuais eventos climáticos extremos.
Mas, calma! Inicialmente o alerta será apenas teste, como explica o coordenador da Defesa Civil de Dourados, Johnes Santana. “Será uma forma inovadora de informar à população sobre eventos climáticos adversos, lembrando que no dia 27 será apenas um experimento”, pontua o coordenador.
O sistema utiliza a tecnologia Cell Broadcast Service (CBS), que envia mensagens diretamente para todos os celulares que estiverem em uma área de risco, mesmo sem internet ou cadastro prévio. Para celulares com sinal 4G ou 5G, o alerta chegará automaticamente no aparelho. Durante essa semana, a Defesa Civil de Dourados participa de curso sobre a implantação do novo sistema.
Além de Dourados, também participam do teste a capital, Corumbá e Três Lagoas. O objetivo principal é demonstrar o funcionamento e preparar a população para quando o sistema estiver em operação.
Já após o dia 1º de outubro, o sistema será utilizado somente em casos de eventos severos e extremos, ajudando a salvar vidas com informações rápidas e precisas. A Prefeitura de Dourados, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil reforça seu compromisso com a prevenção, proteção e segurança da população diante dos desafios climáticos.
Em caso de dúvidas sobre os sistemas de alerta de desastres entre em contato com a Anatel por meio dos canais de atendimento disponíveis (telefone 1331 ou pelo Anatel Consumidor – Portal da Agência) ou com os órgãos competentes de Defesa Civil do Distrito Federal, Estados ou município pelo telefone 199. O telefone fixo da Defesa Civil em Dourados é o 2222-1400.
COMO FUNCIONA
O Defesa Civil Alerta é a nova ferramenta de envio de alertas de emergência do Governo Federal, cuja implantação é coordenada pela Defesa Civil Nacional e pela Agência Nacional de Telecomunicações Anatel e executada prestadoras de telefonia móvel (Algar, Claro, Tim e Vivo).
O Defesa Civil Alerta usará o sistema de Transmissão via telefonia celular, denominado internacionalmente como alerta de emergência sem fio, uma solução que permite o envio de mensagens de texto para os celulares das pessoas que estejam em localidades com risco de desastres naturais como alagamentos, enxurradas, enchentes, deslizamentos de terra e vendavais, ou, causados pelo homem.
A mensagem aparecerá sobreposta ao conteúdo que esteja sendo acessado no celular. A depender da gravidade do alerta, também será emitido um sinal sonoro similar a uma sirene.
Diferentemente do alerta encaminhado via SMS, o Defesa Civil Alerta apresenta a mensagem de texto sobreposta ao conteúdo em uso no celular. A janela só fecha com o comando do usuário do aparelho. Além disso, em casos de riscos extremos, o alerta será emitido com um sinal sonoro no celular, ainda que o aparelho esteja no modo silencioso.
Outra grande diferença é que não é necessário o cadastro prévio ou a indicação de um CEP de interesse. Serão enviados os alertas de emergência para todos os celulares que estejam em localidades com risco de desastres mapeadas pela Defesa Civil.
O Defesa Civil Alerta vai complementar o envio de alertas que já são enviados por SMS, TV por Assinatura, Whatsapp, Telegram e Google Public Alerts. Não haverá cobrança para o recebimento de alertas de emergência sem fio. Desta forma, qualquer contato recebido em nome de prestadora ou instituição solicitando o pagamento de valores pode ser uma tentativa de golpe. Em caso de dúvida, entre em contato com a empresa ou instituição sempre por meio dos canais oficiais de atendimento.
No geral, os aparelhos mais novos, lançados a partir de 2020, são os compatíveis com o Defesa Civil Alerta. Em termos técnicos, aparelhos definidos como CAT 4 ou superior pelo padrão 3GPP, que suportem tecnologias 4G ou 5G com os sistemas operacionais Android e iOS. Defesa Civil Alerta, por padrão, já vem habilitado em todos os celulares (smartphones) compatíveis. Porém, esse tipo de alerta está configurado nos celulares com os seguintes nomes: Alerta de Emergência sem Fio, Android; e Alerta de Governo, iOS.
Mín. 14° Máx. 33°