
Em ato presidido pela secretária municipal de Assistência Social, tomaram posse membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e Conselho Defesa e Desenvolvimento dos Direitos dos Afro-brasileiros

Secretária Shirley Zarpelon, de Assistência Social, presidiu a cerimônia de posse dos conselheiros municipais. Fotos: A. Frota
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), deu posse na manhã desta quarta-feira (24) aos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e Conselho Municipal de Defesa e Desenvolvimento dos Direitos dos Afros-Brasileiros para o biênio 2025/2027. Os conselhos são compostos por membros titulares e suplentes, representantes de instituições diversas do município.
A cerimônia, presidida pela secretária Shirley Flores Zarpelon, aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal e contou com as presenças de secretários municipais, vereadores e conselheiros. A secretária Shirley Zarpelon destacou a relevância dos conselhos municipais e a importância do controle social para que as políticas públicas sejam efetivas.
A secretária destaca a importância dos conselhos para a justiça social. “São pessoas da sociedade, juntamente com o executivo, que constroem as políticas públicas para que o município avance cada vez mais, dentro das políticas que sejam efetivas, que garantam direito às pessoas”, enfatizou. “É a diversidade das entidades, pensando coletivamente, junto com o executivo, executando políticas publicas”, completou Shirley.
Para a secretária, o ato de posse é uma celebração, uma festa com, diversidade de pessoas, de credos, de entidades que enriquecem a política pública do município. “É a participação ativa e a pluralidade de ideias, de sentimentos e de ações que colocarão Dourados em destaque no cenário nacional”, pontuou. “Estamos aqui por essa escuta, queremos ouvir, compreender, para que as políticas públicas, verdadeiramente, sejam efetivas, sejam assertivas”, afirmou, convocando os conselheiros a atuarem para que as ações cheguem até as pessoas, principalmente as mais vulneráveis.
O coordenador de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura, Luiz Carlos Calado, afirmou que Dourados é uma cidade de portas abertas “e nós não podemos nos sentir constrangidos em dizer que queremos uma Dourados sem feminicídio, sem discriminação, seja ela religiosa, seja por cor, seja por credo ou outra condição qualquer”. Calado completou lembrando que, segundo palavras do prefeito Marçal Filho, “a gestão municipal não vê contribuintes, vê pessoas, e as pessoas precisam ser muito bem atendidas”.
A posse dos novos conselheiros reafirma o compromisso da Prefeitura de Dourados em fortalecer as políticas públicas e ampliar a participação social na tomada de decisões que impactam diretamente a comunidade.
Os Conselhos Municipais têm função consultiva e deliberativa e o trabalho é fundamental para que o município receba repasses da administração direta, indireta, fundações, autarquias e dos mais diferentes setores da sociedade organizada.
Tomaram posse os membros dos Conselhos Municipais da Pessoa Idosa, Afro-Brasileiros e da Mulher
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 20° Máx. 24°


