
Com ação deste sábado, e toda a programação do mês, administração municipal reforça compromisso com a promoção da saúde mental, a valorização da vida e a construção de uma cidade mais humana e solidária

A concentração será às 7h30, em frente ao Shopping Avenida Center, no pátio da Cooperativa Cergrand, com saída às 8h em direção à Praça Antônio João. Divulgação/Assecom
A Prefeitura de Dourados realiza neste sábado, às 7h30, uma grande Caminhada pela Vida, marcando o encerramento das campanhas alusivas ao mês de setembro. O evento reunirá servidores públicos, instituições parceiras, usuários de serviços de saúde e a comunidade em geral, em um momento de mobilização coletiva em favor da vida e da saúde integral da população.
Durante todo o mês, a gestão municipal desenvolveu atividades alusivas a três campanhas importantes: o Setembro Amarelo, voltado à prevenção do suicídio e à valorização da vida; o Setembro Verde, que conscientiza sobre a doação de órgãos e tecidos; e a Semana Nacional do Trânsito, conduzida em Dourados pela Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran).
A campanha Setembro Amarelo contou com palestras, audiências públicas, encontros comunitários e ações educativas, envolvendo as secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e a Coordenadoria de Direitos Humanos e Cidadania. Em todas essas iniciativas, o foco foi ampliar o diálogo sobre saúde mental, estimular a busca por apoio e fortalecer a rede de atendimento.
O Setembro Verde também teve grande destaque. A coordenadora da OPO (Organização de Procura de Órgãos e Tecidos para Transplantes), Ludelça Dorneles dos Santos, avaliou a campanha como um sucesso. “Foram muitas palestras em diversos setores da sociedade”, ressaltou. “Tivemos uma sessão solene na Câmara Municipal com homenagens às pessoas e instituições que de alguma forma contribuíram com a doação de órgãos”, disse, convocando a população para a caminhada que já conta com quase 400 pessoas inscritas”, completou.
Ela ressalta a abrangência das campanhas realizadas em setembro. “Acreditamos que alcançamos centenas de pessoas que passarão a falar sobre a doação de órgãos e sua importância”, enfatizou. “O objetivo foi atendido e agradecemos a todos os envolvidos”, concluiu. Ludelça reforçou ainda que a OPO é uma organização supra-hospitalar, responsável por todos os potenciais doadores da macrorregião de Dourados, onde existam hospitais com UTI.
Já a Semana Nacional do Trânsito foi marcada por diversas atividades, coordenadas pela Agetran, com a participação efetiva do diretor Juscelino Cabral e da equipe da Escola Pública de Trânsito (EPT). Palestras, blitz educativas e oficinas práticas envolveram jovens, motoristas e pedestres, reforçando a necessidade da responsabilidade coletiva para reduzir acidentes e preservar vidas.
No evento de encerramento, haverá destaque para o trabalho realizado pelas secretarias municipais, como a Assistência Social, sob liderança de Shirley Flores Zarpelon, que intensificou ações de apoio às famílias, fortalecimento de vínculos e promoção da vida; Secretaria de Saúde, com o secretário Márcio Figueiredo, responsável por articular as ações da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), unidades de saúde, CAPS, residências terapêuticas e programas de prevenção; Secretaria de Educação, coordenada por Nilson Francisco, que reforçou o cuidado com os alunos, promovendo atividades educativas e de conscientização dentro da rede escolar.
O prefeito Marçal Filho parabenizou todos os envolvidos nessas atividades. “Estamos construindo em Dourados uma gestão eficaz, que valoriza o ser humano em todas as dimensões”, afirmou. “Em cada secretaria, em cada espaço de atendimento, estamos cuidando das pessoas com muito amor e responsabilidade”, continuou. “Essa caminhada simboliza o esforço coletivo da nossa cidade para que a vida seja sempre prioridade”, completou o prefeito.
Marçal Filho ressaltou ainda a expectativa para as próximas mobilizações. “Assim como setembro foi um mês de união em prol da vida, esperamos que o Outubro Rosa seja igualmente eficaz, especialmente para cuidar da saúde das mulheres do nosso município e dos distritos”, pondera.
O coordenador de Direitos Humanos e Cidadania, Luiz Carlos Calado, também destacou a união das campanhas. Ele afirma que a caminhada nasceu da iniciativa dos coordenadores do Setembro Verde e se tornou um momento de integração das demais campanhas. “Estaremos juntos, apresentando esse movimento para toda a sociedade, com muito carinho, para que possamos seguir caminhando lado a lado pela vida e pelo cuidado com as pessoas”, enfatiza
O evento deste sábado conta com o apoio das secretarias de Saúde, de Educação, de Assistência Social, da Rede de Atenção Psicossocial, SEST/SENAT, RunClub, grupos de aventureiros e desbravadores, Guarda Mirim, entidades ligadas ao SUS, Câmara de Vereadores e programas de residência multiprofissional em saúde mental e saúde da família, UFGD, Unigran e também a faculdade Anhanguera.
A concentração será às 7h30, em frente ao Shopping Avenida Center, no pátio da Cooperativa Cergrand, parceira do evento, com saída às 8h em direção à Praça Antônio João. Na chegada, haverá atividades culturais, feira de artesanato dos usuários e povos indígenas, distribuição de mudas de plantas, apresentações artísticas e ações de orientação sobre saúde mental e prevenção.
Entre os participantes estarão os CAPS II, CAPS AD e CAPS I, a Residência Terapêutica, profissionais da Atenção Primária à Saúde, do Polo Indígena e estudantes de Psicologia da UFGD, Unigran e Anhanguera. Usuários dos serviços também marcarão presença, fortalecendo o caráter participativo e comunitário da ação.
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 20° Máx. 24°


