Quarta, 01 de Outubro de 2025
24°

Tempo nublado

Ivinhema, MS

Geral Mato Grosso do Sul

Direto ao Assunto: Pesquisadores divulgam Rota Rupestre

O Direto ao Assunto da Rádio ALEMS entrevista o professor universitário Ivo Leite Filho e a pesquisadora Lia Brambilla, ambos da Universidade Feder...

08/04/2022 às 11h00
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MS
Compartilhe:
Templo dos Pilares fica na cidade de Alcinópolis (MS)
Templo dos Pilares fica na cidade de Alcinópolis (MS)

O Direto ao Assunto da Rádio ALEMS entrevista o professor universitário Ivo Leite Filho e a pesquisadora Lia Brambilla, ambos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e estão à frente do programa da Rota Rupestre - Inovações e Tecnologias Sociais da Bioeconomia na Perspectiva do Arqueoturismo, que será oficializada por Projeto de Lei do deputado e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Paulo Corrêa (PSDB).    

Foto: Reprodução/Assembleia Legislativa - MS
Foto: Reprodução/Assembleia Legislativa - MS
Gruta do Pitoco - Alcinópolis - Foto: Bolivar Porto

São diversas áreas de atuação do grupo multidisciplinar, como arqueologia e paleontologia, botânica, alimentos, cerâmica, químico-farmacêutica, agricultura familiar, que buscam identificar potencialidades locais dos municípios de Alcinópolis, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corguinho, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Jaraguari, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde, São Gabriel do Oeste e Sonora.

Segundo a pesquisado, Lia Brambilla, que também é diretora de popularização da Ciência da UFMS, o nome do programa é Rota Rupestre por seguir os vestígios das populações humanas de mais de 12 mil anos pela região da Serra de Maracaju. Ao identificar a potencialidade turísticas, que inclusive podem atrair visitantes os pesquisadores entenderam a necessidade de agregar outros produtos e serviços.

Foto: Reprodução/Assembleia Legislativa - MS
Foto: Reprodução/Assembleia Legislativa - MS
Divulgação: UFMS

“O turismo de contemplação desses locais pode ser fomentado pelo poder público. Sabemos que visitantes precisam de restaurantes, hotéis e sempre vão querer levar uma lembrança. Foi aí que envolvemos outras áreas para esse programa, no caso da química e farmacêutica com pesquisas de óleos essenciais e perfumes com plantas do cerrado. De alimentos com tortas e bolos de castanha de baru, de bocaiúva, por exemplo, além de cerâmicas e camisetas”, completou. 

“Toda a pesquisa está sendo divulgada e colocada à disposição da sociedade”, explicou o professor Ivo Leite, o que é o papel da instituição de ensino e o programa tem o apoio do Reitor da UFMS, Marcelo Turine e do pró-Reitor de Extensão Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes.  

Quer saber mais sobre a Rota Rupestre ouça a entrevista nesta link aqui .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ivinhema, MS Atualizado às 16h04 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 32°

Qui 34°C 19°C
Sex 36°C 20°C
Sáb 39°C 23°C
Dom 41°C 23°C
Seg 40°C 26°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio