Quarta, 14 de Maio de 2025
28°

Tempo limpo

Ivinhema, MS

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão debate ações de big techs contra PL das Fake News

Depositphotos Deputado quer discutir abuso de poder por empresas A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados promove audiência púb...

10/07/2023 às 10h21
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Deputado quer discutir abuso de poder por empresas - (Foto: Depositphotos)
Deputado quer discutir abuso de poder por empresas - (Foto: Depositphotos)

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta quarta-feira (12) para discutir "a manipulação de informações das big techs contra o PL das Fake News".

O deputado Ivan Valente (Psol-SP), que pediu o debate, afirma que, no início de abril, o Google lançou campanha publicitária contra o projeto (PL 2630/20).

"Na véspera da anunciada votação do PL 2630, as ações se intensificaram. Google, Meta, Twitter e Spotify atuaram com forte abuso de poder econômico e desinformação para influenciar a opinião pública e os parlamentares contra o referido projeto de lei", disse.

Ivan Valente acrescentou que a ferramenta de busca do Google manteve link para texto assinado pelo diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas do Google Brasil, Marcelo Lacerda, com o posicionamento da empresa sobre o PL, "baseado em informações inconsistentes".

Foram convidados para a audiência, entre outros:
- o secretário nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Wadih Damous;
- a coordenadora para Direitos Digitais do Ministério da Justiça, Estela Aranha; e
- a diretora do Laboratório de Estudos de Internet e Mídias Sociais (NetLab) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Marie Santini.

Confira a lista completa de convidados

A reunião será realizada no plenário 8, às 10 horas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários