
Com foco nas comemorações pelos 20 anos de criação do Sistema Único de Assistência Social (Suas), foi realizada, nesta quarta-feira (30), a Conferência Livre dos Trabalhadores do Suas, evento preparatório para a 16ª Conferência Municipal de Assistência Social, que ocorrerá em junho, em Campo Grande. Neste ano, o tema será: “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”.
De acordo com Bruna Lemes Cafure Carretoni, integrante da coordenação colegiada do Fórum Municipal de Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (FMTSUAS), a realização da Conferência Livre é inédita no município e atendeu a uma sugestão do Conselho Nacional de Assistência Social.
O evento foi realizado na Escola do Suas e promoveu um espaço democrático de debate, reflexão e participação dos trabalhadores da área, tanto da gestão pública quanto das Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Os participantes foram divididos em grupos para a elaboração de propostas que serão apresentadas nas pré-conferências previstas para o mês de maio. Os debates foram organizados em cinco eixos temáticos, abordando temas como financiamento, benefícios socioassistenciais e controle social.
O objetivo é avaliar a política de assistência social e definir diretrizes para o Suas nos próximos dois anos, subsidiando diagnósticos da realidade territorial e local, identificando dificuldades e situações de desproteção social, além de contribuir para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social.
“O apoio do poder público para a realização da Conferência é extremamente importante para garantir a participação de todos, fortalecendo as sugestões e pensando em propostas que contemplem nosso trabalho dentro da Assistência Social”, destacou Bruna.

Metas
O Fórum Municipal dos Trabalhadores do SUAS (FMTSUAS) tem como objetivo articular o coletivo de profissionais da Política de Assistência Social de Campo Grande — tanto das instituições públicas quanto das privadas — buscando apoio junto às instâncias políticas e deliberativas.
Os eventos preparatórios à Conferência Municipal permitem avaliar o trabalho já realizado, propor novas ações e metas, e garantir que o município avance no atendimento das demandas e necessidades dos usuários e dos trabalhadores do setor.
Após o encerramento da Conferência dos Trabalhadores, o FMTSUAS encaminhará as propostas elaboradas para a 16ª Conferência Municipal. Após aprovação em plenária, essas propostas serão incorporadas aos Planos Municipais de Assistência Social e às peças administrativas do município, que também serão encaminhadas para a Conferência Estadual.
As conferências municipais de assistência social ocorrem a cada dois anos. A última edição foi realizada em 2023 e teve como tema o fortalecimento do Suas. O evento é promovido pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).
#ParaTodosVerem As imagens mostram os servidores da SAS em momento de palestra.
IVINHEMA JUSTIÇA DETERMINA AÇÕES EMERGENCIAIS PARA CONTER DANOS AMBIENTAIS ÀS MARGENS DA MS-141 EM IVINHEMA
IVINHEMA Promotoria de Justiça de Ivinhema ajuíza ação em desfavor da AGESUL, Estado e do Município de Ivinhema por danos ambientais ocorridos nas margens da Rodovia MS- 141
IVINHEMA Prefeitura de Ivinhema realizou festa para comemorar o dia das crianças
Campo Grande - MS Entrega de camisetas do Auxílio-Atleta reúne esportistas e paradesportistas no Teatro do Paço Municipal
Campo Grande - MS Campo Grande reafirma seu compromisso com o agronegócio durante posse da nova diretoria da Famasul
Campo Grande - MS Seis bairros são foco do fumacê nessa sexta-feira (12) Mín. 22° Máx. 28°


