
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MS), oficializou a criação da Escola Superior de Segurança Pública (ESSP), uma iniciativa estratégica para o fortalecimento, modernização e qualificação permanente dos profissionais que atuam na área em Mato Grosso do Sul.
O projeto é inédito no Estado e representa um avanço significativo na estruturação de políticas permanentes de formação e desenvolvimento na área da segurança pública.
Instituída pelo Decreto nº 16.673, de 19 de setembro de 2025, a Escola nasceu a partir de um estudo técnico conduzido por um Grupo de Trabalho (GT) multidisciplinar, composto por integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Coordenadoria-Geral de Perícias e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
“Composto por profissionais de diferentes áreas, com experiências diversas, o grupo se debruçou por mais de um ano sobre estudos, diagnósticos e boas práticas nacionais e internacionais”, destacou o superintendente de Segurança Pública da Sejusp-MS, Tiago Macedo dos Santos, que presidiu o GT.
O superintendente explica que a ESSP terá funções que vão muito além da capacitação tradicional.
“Será um espaço voltado à formação, ensino, pesquisa, extensão, inovação e cooperação internacional. Entre as principais competências da nova escola estão a formulação de políticas de formação e aperfeiçoamento de servidores, a realização de cursos de capacitação e especialização, a produção e difusão de conhecimento por meio de pesquisas e eventos científicos, além do estabelecimento de convênios e parcerias com instituições de ensino e segurança no Brasil e no exterior”.
Um dos destaques da ESSP será o foco na atuação em contextos de fronteira e nos fluxos internacionais, áreas particularmente sensíveis para Mato Grosso do Sul, que compartilha divisas com dois países e terá papel central na integração promovida pela Rota Bioceânica. A Escola nasce, portanto, com vocação para ser um centro de referência no estudo e enfrentamento de dinâmicas transnacionais de segurança.
Outro ponto fundamental do projeto é a articulação com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), que participou ativamente do GT e será uma das principais parceiras institucionais da ESSP. A proposta é que a UEMS e as próprias instituições de segurança pública do Estado compartilhem expertises e recursos, fortalecendo a atuação conjunta na oferta de cursos e projetos de pesquisa e extensão.
Com a criação da ESSP, Mato Grosso do Sul estabelece um novo marco para a segurança pública estadual, com um modelo que une formação de excelência, inovação e cooperação interinstitucional. A expectativa é de que a Escola atue como um verdadeiro polo integrador de saberes e práticas, elevando a qualidade das ações de segurança e colocando o Estado na vanguarda das políticas públicas para o setor.
Comunicação Sejusp
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 20° Máx. 24°


