
Na manhã de hoje (24), a Polícia Civil, através da Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico – DENAR, no âmbito de investigação que apura a atuação de organização criminosa voltada ao tráfico de drogas, deflagrou operação policial para cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão e 08 mandados de prisão temporária, expedidos pelo Poder Judiciário. As ordens judiciais tiveram como alvos indivíduos identificados no curso da investigação por envolvimento nos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa.
A operação foi deflagrada de forma simultânea nas cidades de Campo Grande, Dourados, Miranda e Corumbá, contando com apoio da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros – GARRAS, da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP, da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos – DERF e da Delegacia Especializada de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos – DEFURV. O objetivo é desarticular núcleos de atuação criminosa que se articulavam entre si para a prática do tráfico de drogas em diferentes regiões do Estado.
As diligências resultaram no cumprimento integral dos mandados expedidos, com a prisão temporária dos investigados e a apreensão de elementos de prova que serão encaminhados para análise. Os presos foram conduzidos à DENAR para adoção das providências cabíveis, permanecendo à disposição da Justiça.
A operação recebeu o nome “JANUS” em referência ao deus romano Jano, conhecido por possuir duas faces, uma voltada para o passado e outra para o futuro. Símbolo das transições, dualidades e vigilância constante, Janus representava a proteção de portas, portões e fronteiras, sendo também guardião de passagens estratégicas.
No contexto da investigação conduzida pela Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico – DENAR, o nome remete à necessidade de olhar simultaneamente para o passado, identificando e reunindo provas sobre a atuação da organização criminosa, e para o futuro, com a adoção de medidas para desarticular sua continuidade e evitar novas ramificações.
Assim como Janus, que detinha a chave dos acessos e simbolizava o controle de entradas e saídas, a operação busca fechar portas utilizadas pelo crime organizado para o tráfico de drogas, preservando a segurança pública e assegurando que esses espaços não sejam novamente dominados pela atividade criminosa.






Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 20° Máx. 24°


