
Novo espaço instalado na Escola Municipal Álvaro Brandão reforça compromisso do município com a inclusão social e o acolhimento de crianças e famílias pela Rede Municipal de Ensino

Momento festivo marcou inauguração do polo de atendimento a pessoas surdas e com deficiência auditiva, na escola Álvaro Brandão- Fotos: A. Frota
A Prefeitura de Dourados avança em inclusão com a inauguração de um polo de atendimentos à pessoas surdas e com deficiência auditiva na Escola Municipal Álvaro Brandão, na manhã desta segunda-feira (29). Uma solenidade acompanhada pelo prefeito Marçal Filho marcou o início dos trabalhos e, o local atenderá crianças e famílias da unidade de ensino e da região.
O atendimento será no contraturno escolar e contará com profissionais habilitados em Libras e Língua Portuguesa, sendo utilizada metodologia adequada para as surdos. É o segundo polo voltado para este tipo de atendimento no município, sendo que o primeiro está em funcionamento na Escola Municipal Elza Farias.
O prefeito Marçal Filho destacou o avanço em inclusão social com o novo polo e destacou que impactará no desenvolvimento integral dos usuários. “O principal objetivo é incluir essas crianças e suas famílias, oferecer esse trabalho de acolhimento e aprendizado que vai auxiliar no desenvolvimento e, claro, para que ninguém fique de fora na oportunidade de estudar”, disse ao citar ainda que pretende futuramente levar esse serviço para outras unidades escolares, seguindo no intuito de “cuidar com amor e construir com trabalho”.
O secretário de Educação, Nilson Francisco da Silva, destacou a união de toda a equipe para que o projeto acontecesse e, citou que a direção da escola “abraçou” a ação. “Todos se sensibilizaram com essa iniciativa que vem para somar na vida dessas pessoas que utilizarão o serviço”, apontou.
A diretora da Escola Álvaro Brandão, Marilda Cabreira Leão, destacou o diferencial em “acolhimento” possibilitado com os encaminhamentos do prefeito Marçal Filho e equipe. “Temos uma aluna surda e só temos a agradecer a prefeitura por essa parceria pois sabemos que vai ser muito significativo para ela e para a comunidade”, citou.
A responsável pelo polo, Alexandra Pereira, destaca a metodologia do polo para gerar conhecimento e cita a forma de atuação intersetorial, em prol das famílias. “Haverá o ensino de libras como L1, para crianças e famílias que se identificam com essa língua e o ensino do L2, que é a língua portuguesa, que é uma metodologia adequada para os surdos, para que eles possam aprender da forma que faça mais sentido para eles”, argumentou. “Estamos sempre atentos às demandas caso tenha algo com necessidade para encaminhamento para a área da saúde por exemplo, fazemos as orientações necessárias” explicou Alexandra.
A inauguração contou ainda com a presença dos vereadores Liandra Brambilla, Márcio Pudim, Alex Cadeirante, Laudir Munaretto, Inspetor Cabral e Cemar Arnal, reforçando o apoio da Câmara Municipal à iniciativa.
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 20° Máx. 24°


