
Sistema nacional, que foi testado com sucesso no último sábado, permitirá o envio de mensagens de risco diretamente para celulares com cobertura 4G e 5G, sem necessidade de cadastro

Defesa Civil em Dourados está instalada anexo ao Parque Antenor Martins – Foto: A. Frota
A Defesa Civil de Dourados estará oficialmente habilitada a emitir alertas de risco para a população a partir de quarta-feira (1º), após a fase de testes do sistema Defesa Civil Alerta, realizada no sábado (27) em todo o Centro-Oeste. Durante o teste, moradores e visitantes de Mato Grosso do Sul receberam a notificação de forma geral, com atraso de quase uma hora.
Segundo o coordenador da Defesa Civil em Dourados, Johnes Santana, a falha não ocorreu no Estado, mas em Goiás, onde os disparos foram centralizados. Equipes de tecnologia do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e técnicos da Defesa Civil Nacional analisam o caso.
Com a ativação do sistema, a partir do dia 1º de outubro, a Defesa Civil de cidades do Centro-Oeste poderão enviar notificações regionais. “A partir de agora, caso ocorra um alerta como tempestade, por exemplo, passaremos a enviar notificação”, explicou Santana.

Coordenador da Defesa Civil Em Dourados, Jhones Santana disse que o teste foi considerado positivo pela equipe técnica
O coordenador destacou que o envio não é automático, sempre haverá um responsável para acionar o disparo, escolhendo as torres de telefonia da região. No teste de sábado, por exemplo, parte dos moradores de Itaporã recebeu a mensagem da Defesa Civil de Dourados, já que compartilham sinal das mesmas antenas.
Em Dourados, a equipe da Defesa Civil acompanhou o processo em um ponto de monitoramento montado no shopping, com a presença do representante da Anatel, Alexandre Melo de Oliveira. O disparo das mensagens foi realizado pela Defesa Civil Nacional, e considerado positivo pelos técnicos.
Apesar do aviso prévio sobre a realização do teste, algumas pessoas se surpreenderam com a mensagem e chegaram a ligar para o telefone 199 da Defesa Civil. “Já estávamos preparados para orientar”, explicou. “Também informamos todas as forças de segurança e hospitais para que pudessem esclarecer que se tratava de uma simulação”, disse Santana.
O sistema Defesa Civil Alerta utiliza a tecnologia Cell Broadcast Service (CBS), que envia mensagens de emergência para todos os celulares conectados a uma área de risco, sem depender de internet, Wi-Fi ou pacotes de dados. O recurso funciona automaticamente em aparelhos com cobertura 4G e 5G.
Segundo Johnes Santana, há dois tipos principais de alertas: o extremo, caracterizado por ameaças graves à vida ou à propriedade e que exige medidas imediatas de proteção, e o severo, quando o risco não demanda ações imediatas, permitindo mais tempo de preparação. Além desses, também podem ser enviados alertas de demonstração, com caráter educativo para a população.
“Pela localização geográfica de Dourados, dificilmente teremos um aviso de nível extremo. Ainda assim, o sistema é fundamental para aumentar a segurança e a prevenção”, concluiu Santana.
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 20° Máx. 24°


