
Começou nesta quinta-feira (8) o período de solicitações de matrícula para novos alunos do ensino fundamental na Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande. Para este ano, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) aposta na tecnologia para agilizar o processo, mas reforça que o suporte presencial e por telefone segue disponível para garantir o acolhimento das famílias.
A administração municipal reforça que o canal oficial, matricula.campogrande.ms.gov.br , é o meio mais eficiente para realizar o procedimento. Embora o sistema seja compatível com smartphones (acessível pela aba de menu), a orientação técnica é priorizar o acesso via computador para uma navegação ainda mais intuitiva e segura.
Apesar da praticidade digital, o atendimento humano na Central de Matrículas tem sido elogiado pela agilidade. Pâmela Souza Soares, mãe de uma criança de seis anos e de um menino de dez, que é autista, destacou a eficiência do suporte. “O atendimento foi muito ágil. Expliquei a condição do meu filho mais velho e recebi senha preferencial, tudo foi resolvido de forma prática mesmo com o movimento”, relata.

A confiança na estrutura pública também motivou Liane da Silva Santos a transferir sua filha, Vitória, do ensino particular para o fundamental da Reme. Já Daiane dos Santos Córdoba busca uma vaga em escola de tempo integral para o filho de seis anos, atraída pelas atividades extracurriculares como futsal, teatro e música. “As referências são excelentes para o desenvolvimento dele”, afirma.

Um alerta importante vem da coordenação da Central de Matrículas. Segundo Adriana Cedrão, muitos pais perdem o direito à vaga por não concluírem a etapa presencial. No caso das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), que disponibilizaram mais de 5.700 vagas, o rigor com o cronograma deve ser dobrado.
A segunda listagem de designação das EMEIs está prevista para 21 de janeiro. Após a publicação, os responsáveis terão de 21 a 30 de janeiro de 2026 para comparecer à unidade escolar designada. Quem perder esse prazo perderá a vaga, que será redirecionada para a lista de espera.
Em caso de dificuldades com internet ou perda de senha, a Semed oferece dois canais de suporte:
Campo Grande - MS Está na rota? Confira os cinco bairros que serão foco do fumacê
Brasilândia - MS Janeiro Branco na Aldeia: Secretaria da Mulher promove manhã de acolhimento e reflexão sobre saúde mental na comunidade Ofaié
Brasilândia - MS Janeiro Branco: O amor de quatro patas como aliado fundamental na promoção da Saúde Mental Mín. 21° Máx. 34°


