Terça, 13 de Maio de 2025
23°

Parcialmente nublado

Ivinhema, MS

Educação Mato Grosso do Sul

Programa de estágio no Governo vai qualificar formação e dar experiência aos alunos, avaliam reitores

Para os reitores de diferentes universidades do Estado a contratação de estagiários para trabalharem no Governo do Estado, vai qualificar a formaçã...

10/02/2022 às 12h36
Por: Redação Fonte: Secom Mato Grosso do Sul
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Para os reitores de diferentes universidades do Estado a contratação de estagiários para trabalharem no Governo do Estado, vai qualificar a formação dos acadêmicos e dar experiência profissional, que será fundamental para entrada no mercado de trabalho.

Esta iniciativa será possível por meio do programa “Estágio Supervisionado”, que tem o investimento de R$ 11, 8 milhões do governo estadual, para que estudantes de diferentes cursos possam atuar nas repartições públicas. A primeira turma já terminou a capacitação profissional e começa a trabalhar a partir do dia 14 de fevereiro.

“Fizemos esta proposta ao Estado, que foi aceita pelo governador Reinaldo Azambuja. Na universidade tem conhecimentos técnicos e científicos, mas gostaríamos desta conexão com a gestão pública. Para uma formação mais completa ao estudante, que irá contribuir ao seu futuro profissional no mercado de trabalho”, descreveu o reitor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Marcelo Turine.

Ele destacou que esta cooperação entre as universidades e o setor público terá resultados positivos. “É fundamental estimular os nossos jovens para receberem capacitação e experiência, e ainda ajudarem na governança. Agradeço ao governador por acatar o projeto. O programa é um sucesso”, afirmou.

Gestão com planejamento

A reitora do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), Elaine Cassiano, que é presidente do Crie-MS (Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de MS), destaca que o novo programa mostra que o Governo do Estado trabalha com planejamento na sua gestão.

“Este investimento não é apenas financeiro, mas de conhecimento. Esta ação de capacitar este estagiário para trabalhar no governo, é algo fundamental. Demonstra que a atual gestão é assertiva e de resultados. Não dá para colocar jovens em ambiente de trabalho, onde as pessoas não estão preparadas para recebê-los”.

Elaine também citou o bom diálogo do governo estadual com as universidades. “O acesso das universidades com o Governo do Estado é maravilhoso, outros estados têm dificuldades. Olhar para ciência e tecnologia são para poucos”.

Expectativa positiva

A primeira turma de 104 estagiários realizou a capacitação de 3 de janeiro até 8 de fevereiro e vão começar a trabalhar no Governo na próxima semana. Os estudantes elogiaram a qualificação que receberam neste período e dizem que a expectativa é positiva para iniciar as atividades.

“A capacitação foi muito positiva, os professores tinham um vasto conhecimento dos temas, e acrescentou muito para mim como acadêmico e estagiário. O governo está de parabéns com a realização deste programa”, elogiou o estudante de Engenharia Civil, Pedro Afonso Leite, que vai trabalhar na Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos).

A estudante de Psicologia, Manuela dos Santos, contou que a expectativa é positiva para atuar na Gestão de Pessoas e Recursos Humanos da SAD (Secretaria Estadual de Administração). “A capacitação foi muito boa. Os professores sempre dispostos a tirar nossas dúvidas. Tivemos muitas disciplinas importantes que vão me ajudar no estágio. Estou com uma expectativa alta para o estágio. Esta experiência será importante na minha formação”.

Leonardo Rocha, Subcom

Foto Capa: Chico Ribeiro

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários