
A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect) lançou o edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibic-Fundect) 2025. A nova edição traz um crescimento significativo: serão 750 bolsas ofertadas - um aumento de 25% em relação ao ano anterior, quando foram concedidas 600 bolsas. O total de investimentos este ano será de R$ 6,3 milhões.
O objetivo do programa é incentivar a vocação científica entre os estudantes de graduação, promovendo uma formação mais qualificada e integrando-os à cultura da pesquisa científica e tecnológica. As bolsas têm duração de 12 meses e valor mensal de R$ 700, pagos com recursos do Governo do Estado.
As propostas devem ser submetidas eletronicamente no SigFundect ( https://sigfundect.ledes.net ) até o dia 13 de junho. Podem participar instituições de ensino superior associadas ao Crie-MS (Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de MS), conforme lista disponível no edital.
Cada instituição será responsável pela seleção interna dos bolsistas e pela submissão das propostas institucionais. Os estudantes serão indicados no sistema SigFundect entre 23 de junho e 5 de setembro, com início da vigência das bolsas previsto para 1º de setembro de 2025.
Como participar:
As propostas devem ser encaminhadas pelo coordenador institucional da Instituição de Ensino Superior (IES), que deve:
Após a aprovação, os bolsistas devem ser indicados diretamente no SigFundect, e a documentação de cada estudante deverá ser enviada até o dia 12 de setembro.
Quem pode ser bolsista:
Podem concorrer estudantes de graduação regularmente matriculados em cursos oferecidos pelas instituições listadas no edital, desde que atendam aos critérios estabelecidos, como:
O edital completo está disponível no site da Fundect: www.fundect.ms.gov.
Veja a distribuição de bolsas por Instituição participante:

Maristela Cantadori, Comunicação Fundect
Foto: Acervo UEMS
Mato Grosso do Sul Focado em escolas e na educação para o trânsito, programa Detranzinho prorroga as inscrições para 2026
Bataguassu - MS SEMEC altera datas da atribuição de aulas para o ano letivo de 2026
Bataguassu - MS Resultado preliminar do PSS nº 014/2025 para professores da SEMEC é divulgado
Bataguassu - MS SEMEC convoca professores para atribuição de aulas do ano letivo de 2026
Mato Grosso do Sul Curso de Medicina da UEMS conquista Conceito 4 na primeira avaliação do Enamed/MEC
Mato Grosso do Sul UEMS consolida pós-graduação com avanço em indicadores de excelência da Capes
Mato Grosso do Sul Com inscrições até sexta-feira, UEMS divulga edital do Sisu com mais de 1,2 mil vagas
Mato Grosso do Sul Caarapó recebe pacote de obras para modernizar escolas e levar ensino de qualidade aos estudantes
Mato Grosso do Sul Água Clara recebe pacote de obras de infraestrutura e educação para melhorar a vida do cidadão Mín. 23° Máx. 39°


