
Mato Grosso do Sul se destaca como exemplo de conciliação entre crescimento econômico e responsabilidade ambiental
Representando Mato Grosso do Sul e o Brasil, o secretário de Estado de Fazenda e presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz), Flávio César Mendes de Oliveira, participa como um dos debatedores convidados do 9º Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais, que acontece até quarta-feira (18), na Universidade de Coimbra, em Portugal.
Durante sua participação no painel “Tributação e Alterações Climáticas”, nesta terça-feira (17), o secretário compartilhou com autoridades e especialistas de diversos países a experiência sul-mato-grossense na condução de uma gestão eficiente e alinhada aos princípios da sustentabilidade.
“Representar o Brasil e, especialmente, Mato Grosso do Sul em um espaço de tamanha relevância é motivo de orgulho. Levamos ao mundo um modelo que alia desenvolvimento com preservação, mostrando que é possível avançar na justiça fiscal sem abrir mão da agenda ambiental”, destacou o secretário.
Durante sua participação, Flávio César evidenciou o protagonismo de MS ao antecipar-se à Reforma Tributária, instituindo políticas fiscais voltadas ao incentivo de matrizes energéticas limpas e à promoção de uma economia de baixo carbono.
Entre as medidas, citou os estímulos à produção de biogás e biometano, bem como incentivos fiscais para a aquisição de equipamentos voltados à geração de energia solar e eólica.
“Mato Grosso do Sul sai na frente ao alinhar sua política de incentivos à nova agenda verde. Mostramos que é possível fomentar a atividade econômica com responsabilidade social e ambiental”, reforçou.


O secretário destacou ainda que os incentivos fiscais concedidos pelo Estado são condicionados a contrapartidas claras do setor produtivo, como ampliação da capacidade de produção, geração de empregos e investimentos em infraestrutura. Esse modelo tem proporcionado resultados expressivos para a economia estadual.
“Nos últimos anos, atraímos grandes indústrias que geraram milhares de empregos diretos e indiretos. Hoje, somos um dos estados com menor taxa de desocupação do país. Isso comprova que uma política fiscal inteligente e sustentável traz benefícios concretos para a população”, acrescentou.
Flávio César também apresentou aos congressistas as iniciativas recentes desenvolvidas pelo Comsefaz voltadas à integração entre gestão fiscal e sustentabilidade ambiental.
Entre as ações, destacou a criação do Grupo de Trabalho sobre Mudanças Climáticas e Gestão Fiscal, em dezembro de 2024, composto por técnicos das secretarias estaduais. A proposta é desenvolver estratégias que incorporem a variável ambiental às políticas fiscais dos estados, em sintonia com os compromissos internacionais firmados pelo Brasil.
Outra frente destacada foi a atuação do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (GEFIN), que criou um grupo técnico específico para mapear os ativos ambientais dos estados, fortalecendo o conceito de tributação verde como pilar das finanças públicas modernas e resilientes.
Reforma Tributária: equilíbrio federativo e transição verde
Na abertura do congresso, realizada na segunda-feira (16), o secretário também abordou os desafios da implementação da Reforma Tributária brasileira. Ele destacou a importância de um modelo que promova a simplificação tributária, o equilíbrio federativo e a responsabilidade ambiental.

Citou, ainda, a recente sanção da Lei Complementar nº 214/2024, que estabelece as normas gerais do novo sistema tributário, e o Projeto de Lei Complementar nº 108/2024, que trata da criação do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), atualmente em análise no Senado Federal.
“Estamos estruturando, com seriedade técnica e diálogo federativo, as bases do novo sistema. A atuação do Comsefaz junto a entidades como CNM e FNP tem sido decisiva para garantir que a reforma avance com segurança e justiça social”, pontuou.
Com o tema “Um sistema tributário global e inclusivo: promotor de justiça social e crescimento econômico sustentável”, o congresso, que reúne cerca de 400 participantes, é promovido pela Associação Sindical dos Profissionais da Inspeção Tributária e Aduaneira (APIT), de Portugal, com apoio da Law Academy, da Febrafite, da Unafisco Nacional, da Universidade de Coimbra, da FIBE e da Embaixada do Brasil em Lisboa.
Comunicação Sefaz
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 26°


