
De autoria do deputado Lucas de Lima (sem partido), começaram a tramitar nesta quarta-feira (16), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), dois projetos de lei que versam sobre atendimento às pessoas com mobilidade reduzida e deficiência e a criação de um núcleo para estudar maus-tratos e abandono de animais.
O Projeto de Lei 187/2025 dispõe sobre o treinamento dos colaboradores de empresas que operam na rede de transporte público estadual para assegurar o direito ao transporte e à mobilidade da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.
Com foco na promoção da acessibilidade e no respeito aos direitos das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, o projeto determina a capacitação obrigatória dos colaboradores das empresas públicas e privadas que atuam no transporte público estadual.
De acordo com o Artigo 1º, as empresas deverão oferecer treinamento específico aos seus funcionários, contemplando diretrizes da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Caso seja aprovado, o prazo para a realização dos treinamentos é de 180 dias a partir da publicação da nova legislação. Já os colaboradores admitidos após esse período deverão ser capacitados em até 30 dias após a contratação.
Segundo o autor da proposta, deputado estadual Lucas de Lima, a iniciativa visa garantir um atendimento mais humano e eficiente, promovendo a verdadeira inclusão no sistema de transporte. “Aspectos como sensibilização, conhecimentos das deficiências, procedimentos de atendimentos, como uso de equipamento de apoio, respeito e empatia, são primordiais no programa de capacitação”, justificou Lucas de Lima.
A criação do Núcleo Estadual de Estudos sobre Maus-Tratos e Abandono de Animais no Estado de Mato Grosso do Sul é que versa o Projeto de Lei 188/2025 . De acordo com o parlamentar, a finalidade é analisar, monitorar e propor políticas voltadas para a prevenção, combate e mitigação dos casos de maus-tratos e abandono de animais no estado de Mato Grosso do Sul.
O núcleo será vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e atuará em parceria com instituições de ensino superior, organizações não governamentais (ONGs), conselhos profissionais e outros órgãos públicos e privados. O objetivo é promover ações integradas voltadas à proteção e ao bem-estar animal, por meio da produção de conhecimento técnico e científico. As atividades do Núcleo também vão subsidiar a formulação de políticas públicas para o enfrentamento de casos de violência, negligência e abandono de animais em todo o território sul-mato-grossense.
Entre as atribuições do Núcleo estão a realização de estudos e pesquisas sobre as causas, impactos e prevalência dos maus-tratos e do abandono de animais no estado. “O abandono e os maus-tratos de animais são problemas graves e recorrentes que impactam tanto o bem-estar animal quanto a saúde pública. No estado de Mato Grosso do Sul, onde a fauna é diversificada, a criação de um núcleo especializado para estudar e combater esses problemas é essencial para desenvolver políticas públicas eficazes e promover uma convivência mais harmônica entre humanos e animais”, explicou o deputado.
A atuação do Núcleo ocorrerá de forma integrada com delegacias especializadas em crimes ambientais como a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (Decat), conselhos regionais de medicina veterinária e zootecnia, centros de triagem e reabilitação de animais, instituições de proteção e abrigos. A estrutura contará com uma equipe multidisciplinar, formada por médicos-veterinários, biólogos, advogados especializados em direito ambiental, psicólogos, sociólogos e educadores ambientais.
Para garantir a transparência e a avaliação contínua das ações, o Núcleo deverá apresentar anualmente, um relatório com os resultados de suas atividades, incluindo diagnósticos, propostas e recomendações.
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 21°


