
As memórias da infância podem ser mais divertidas se permeadas por histórias e livros. Contribuir para esse crescimento com aprendizado lúdico é um dos objetivos da Coleção Cidadania é o Bicho, produzida pela equipe da Gerência de Site e Mídias Sociais, vinculada à Secretaria de Comunicação Institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), que lança seu 10º livro digital - Turma do Folclore em: Baile da Bicharada .
Com texto da jornalista Aline Kraemer, o ebook conta como nem o misterioso Bicho-homem Pé-de-Garrafa resistiu a um bom baile no Pantanal. A princípio, a figura folclórica despertou medo, mas depois os animais pantaneiros relembraram como se tornaram amigos. O material foi baseado no livro Chão Batido, da arte-educadora e pesquisadora da cultura popular tradicional, Marlei Sigrist.

Inspirada pelo livro e por suas vivências, Aline explicou como elaborou a nova edição da coletânea. “Desde que aprendi a importância de valorizar o folclore brasileiro, especialmente o regional, passei a ler para minhas crianças histórias de lendas e mitos como forma de cultivar nossas raízes e despertar o encantamento pela nossa cultura. A partir daí, surgiu a ideia. Valorizar o folclore regional é reconhecer a riqueza cultural e preservar as tradições locais, proteger um patrimônio imaterial de grande valor, como também reforçar as raízes que sustentam a identidade e, assim, promovemos um futuro respeitoso com as origens”, explicou a jornalista.
A história foi coloridamente ilustrada pela programadora visual Luciana Kawassaki, com participações especiais das filhas de Aline: Ana Beatriz e Catarina. As crianças tinham 11 e 5 anos, respectivamente, quando desenharam. “Achei legal desenhar e gosto quando a mamãe lê as lendas para mim. Algumas eu confesso que tive medo”, disse Catarina. “Eu aprendi com a minha mãe a importância de adquirir conhecimento sobre o folclore e achei importante incentivar outros a aprenderem sobre as lendas regionais. É o segundo livro que tive a oportunidade de desenhar”, afirmou Ana Beatriz.
O folclore é um importante patrimônio cultural de uma sociedade, pois preserva tradições, histórias, crenças e valores que são transmitidos de geração em geração, promovendo o respeito à diversidade e à pluralidade de saberes. Tanto que é reconhecido pela Unesco, entidade vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. No dia 22 de agosto é comemorado o Dia do Folclore, uma data dedicada à celebração da cultura popular brasileira e suas manifestações.
Além de despertar o interesse pelo folclore, o livro também busca valorizar a temática pantaneira e motivar o estudo da identidade regional. A publicação e a distribuição dos materiais são gratuitas, sob as formas de livro digital ou impresso, desde que com a devida a autorização prévia dos autores ou da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. São proibidas as divulgações com propósitos comerciais, assim como a alteração dos conteúdos.
Acesse o novo livro na íntegra e os demais ebooks da Coleção Cidadania é o Bicho por este link .
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 21°


