
Parceria amplia a capacidade de atendimento e contribui para reduzir a espera por procedimentos de média e alta complexidade em Mato Grosso do Sul
O HAP (Hospital Adventista do Pênfigo), em Campo Grande, iniciou a execução de 1.200 cirurgias ortopédicas de média e alta complexidade voltadas a pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). As cirurgias tiveram início em dezembro de 2025 e devem ser realizadas ao longo dos próximos dois meses, como parte de uma parceria com o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde).
A iniciativa amplia a capacidade de atendimento da rede pública e contribui diretamente para a redução da demanda reprimida por procedimentos ortopédicos no Estado. Somente no domingo (4), foram realizadas 28 cirurgias, reforçando o ritmo intensificado de atendimentos previsto no projeto.
A parceria fortalece a rede hospitalar e estabelece um novo fluxo assistencial para os atendimentos em ortopedia e traumatologia, com impacto direto na diminuição do tempo de espera e no aumento da resolutividade dos casos que exigem intervenção cirúrgica. A proposta é garantir que pacientes vítimas de acidentes ou fraturas tenham acesso mais rápido ao tratamento e possam retomar suas atividades com segurança.
No último dia 28, a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, realizou uma visita técnica ao hospital para acompanhar o início das cirurgias e verificar as condições das instalações do centro cirúrgico e da assistência prestada aos pacientes. “Estamos estruturando o Hospital Adventista do Pênfigo como um apoio permanente à rede, ampliando a capacidade de atendimento para Campo Grande e também para outros municípios do Estado”, destacou Maymone.
O projeto prevê a reorganização do fluxo de pacientes ortopédicos, mantendo a Santa Casa como referência, mas incorporando o HAP como alternativa para absorver parte da demanda, especialmente nos casos de média e alta complexidade. A medida contribui para desafogar serviços sobrecarregados e garantir mais agilidade na realização dos procedimentos.
Para o coordenador da Ortopedia do HAP, Rodrigo Laraya, a ação representa um avanço importante no cuidado ao paciente. “Estamos criando uma alternativa segura e eficiente para que quem sofre um acidente possa ser operado rapidamente e retomar sua vida com dignidade”, afirmou Laraya.


André Lima, Comunicação SES
Fotos: Assessoria HAP
Mato Grosso do Sul Hospitais públicos de Mato Grosso do Sul se destacam entre os 100 melhores do Brasil
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul intensificou vacinação em 2025 e manteve vigilância ativa contra o sarampo
Mato Grosso do Sul Após intensivão de ortopedia no interior do Estado, programa MS Saúde tem prazo ampliado
Mato Grosso do Sul Boletim Epidemiológico: MS registra 8.461 casos confirmados de dengue
Mato Grosso do Sul Frota renovada fortalece o SUS e avança na regionalização da saúde em Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul Núcleo estadual fortalece cultura de segurança e qualificação da assistência no SUS de MS
Bataguassu - MS Transporte da Saúde registra mais de 4 mil atendimentos em 2025 e garante acesso da população a tratamentos especializados fora do município
Bataguassu - MS Farmácia Básica Municipal terá novo horário de atendimento nos dias 29 e 30 de dezembro
Mato Grosso do Sul Expansão recorde e protocolo inédito redefinem atendimento à saúde mental em MS Mín. 21° Máx. 34°


