
Estrutura integra agendamento, prontuário e internações, ampliando segurança, eficiência e a experiência do paciente no SUS
No dia 20 de dezembro do ano passado Dourados ganhou um dos hospitais mais modernos e tecnológicos do Estado: o HRD (Hospital Regional de Dourados), que já nasceu 100% digital. Com foco na eficiência, segurança da informação e experiência humanizada ao paciente, o HRD integra processos eletrônicos em toda a jornada de atendimento: do agendamento às internações.
Entre as facilidades aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), o hospital oferece um sistema de agendamento digital, permitindo que o paciente confirme sua consulta pelo WhatsApp, garantindo melhor organização da agenda assistencial. Além disso, os pacientes terão acesso rápido e seguro a todos os exames diretamente pelo Portal de Exames, eliminando a necessidade de papéis e deslocamentos extras, trazendo agilidade no atendimento e maior autonomia ao cidadão.
Outro destaque é a utilização de um prontuário eletrônico de alta performance, amplamente reconhecido no país por aumentar a segurança do paciente, padronizar condutas, reduzir erros e permitir que todas as áreas assistenciais trabalhem de forma integrada. O sistema oferece suporte à decisão clínica e agiliza processos, garantindo que informações críticas estejam sempre disponíveis em tempo real.
Para a Diretora Geral do HRD, Andréia Alcântara, a digitalização da saúde não é apenas um avanço tecnológico, é uma ferramenta essencial para oferecer cuidado mais seguro, rápido e humanizado. “No Hospital Regional de Dourados, cada processo foi pensado para colocar o paciente no centro, garantindo eficiência, integração e transparência em toda a sua jornada”, afirmou a diretora.
Secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone comemora o emprego da tecnologia em um hospital que integra a rede estadual de saúde. “O Hospital Regional de Dourados simboliza um novo patamar para o SUS em Mato Grosso do Sul. Um hospital que já nasce 100% digital para ampliar ainda mais a segurança do paciente, qualifica o cuidado, otimiza os fluxos assistenciais e garante mais transparência e eficiência em toda a jornada de atendimento”.
A saúde digital já é realidade em Dourados
Uma das novidades do Hospital Regional de Dourados é a checagem beira-leito de forma digital, utilizando dispositivos móveis para validar medicações, procedimentos e identificação do paciente, o que reduz riscos e fortalece protocolos de segurança do paciente. Ou seja, antes do paciente receber qualquer tipo de medicação ocorre a conferência eletrônica por parte da equipe assistencial, evitando erros de garantindo a segurança das medicações aplicadas.
Para a paciente Zenilda Lopes dos Santos, de 70 anos, essa tecnologia é novidade. "É a primeira vez que vejo esse tipo de tecnologia, até mesmo em outros estados onde fui atendida. Estou internada aqui e vejo como o processo traz mais segurança para o paciente. Afinal, no meio de tantos pacientes, o meu medicamento pode ser parecido com o da paciente do lado, mas com essa checagem beira leito não tem como ter erro na medicação", contou a paciente.
Tecnologia a favor do paciente
Por meio do Portal do Paciente, que será implantado em breve, familiares e usuários autorizados poderão acompanhar o prontuário digital e o boletim médico, fortalecendo a comunicação entre equipe e família. Além disso, o hospital já conta com painéis digitais de acompanhamento das internações, fornecendo indicadores em tempo real para garantir eficiência operacional, melhorando o uso dos leitos e apoiando decisões estratégicas.
Outra melhoria é o encaminhamento eletrônico, ou seja, quando um paciente precisa ser direcionado para outra especialidade, o médico realiza o encaminhamento eletronicamente, e o paciente entra automaticamente na fila de agendamento. O processo elimina formulários em papel, que podem ser extraviados, e assegura total rastreabilidade e transparência.
“O HRD está materializando o uso de ferramentas avançadas em saúde digital que já vinham sendo adequadas há tempos, agora implantando-as na prestação do serviço público. A integração total dos sistemas garante rastreabilidade, apoio à decisão clínica e processos mais ágeis, sempre com o paciente no centro do cuidado”, finaliza o coordenador de Tecnologia da Informação da SES (Secretaria de Estado de Saúde).






Comunicação SES
*com informações do HRD
Foto de capa e internas: Arquivo/HRD
Galeria: Bruno Rezende/Secom/Arquivo
Mato Grosso do Sul Solidariedade: Nova Unidade Móvel do Hemosul chega para ampliar captação de sangue em MS
Mato Grosso do Sul HR de Dourados inicia estimulação neurocognitiva sensorial como prática de cuidado na UTI Adulto
Mato Grosso do Sul Da origem do alimento ao prato do paciente: cozinha do HRPP recebe certificação de sustentabilidade alimentar
Mato Grosso do Sul Janeiro Roxo reforça combate à hanseníase com qualificação estadual sobre sinais e diagnóstico precoce
Mato Grosso do Sul Hospitais públicos de Mato Grosso do Sul se destacam entre os 100 melhores do Brasil
Mato Grosso do Sul Em parceria com o Governo de MS, Hospital do Pênfigo inicia mais de 1,2 mil cirurgias ortopédicas
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul intensificou vacinação em 2025 e manteve vigilância ativa contra o sarampo
Mato Grosso do Sul Após intensivão de ortopedia no interior do Estado, programa MS Saúde tem prazo ampliado
Mato Grosso do Sul Boletim Epidemiológico: MS registra 8.461 casos confirmados de dengue Mín. 21° Máx. 33°


