Quarta, 17 de Setembro de 2025
22°

Tempo nublado

Ivinhema, MS

Geral Geral

Grupo de trabalho reúne informações para asfaltar vias urbanas de todos os municípios de MS

O Grupo de Trabalho Interinstitucional criado pelo Governo do Estado para mapear e dimensionar a extensão da área urbana dos 79 municípios de Mato ...

21/07/2023 às 17h05
Por: Redação Fonte: Secom Mato Grosso do Sul
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Grupo de Trabalho Interinstitucional criado pelo Governo do Estado para mapear e dimensionar a extensão da área urbana dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul que podem receber pavimentação asfáltica, já atua no levantamento dos dados.

A segunda reunião do grupo foi realizada na tarde desta sexta-feira (21), para apresentação do sistema onde será feita a medição e registo dos dados. Os municípios foram divididos em três grupos para que os técnicos da Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), e Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) atuem no levantamento das informações.

“A Segov vai entrar em contato com as prefeituras das cinco maiores cidades do Estado que são Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas e Corumbá. Os demais municípios foram divididos em dois grupos de 37 cidades. A previsão é de fazer a entrega da área do municipalismo, do cronograma de atuação e previsão de orçamento, em outubro”, explicou o secretário-adjunto da Segov, Frederico Felini, presidente do Grupo de Trabalho.

O estudo atende um dos eixos do novo municipalismo da gestão do Estado, que tem como meta a pavimentação de ruas sem asfalto das vias urbanas. O levantamento, que deve ser concluído em até 90 dias, será realizado sem custos extras.

“Vamos usar ferramentas próprias que já existem, e estão disponíveis, sem precisar contratar e sem custo adicional”, disse o secretário de Estado de Governo, Pedro Arlei Caravina, quando o Grupo de Trabalho foi criado, no dia 11 de julho.

Os dados vão subsidiar o planejamento das ações nos municípios, com previsão de início a partir de 2024.

“O Estado vai ter em mãos o diagnóstico de todos os municípios, de área a ser pavimentada. Junto com os prefeitos, dentro do planejamento do novo municipalismo, do orçamento, e em parceria com o município, vamos definir o que vai ser executado, o que é prioridade”, explicou Caravina.

Após a conclusão do trabalho, será encaminhado um relatório ao governador Eduardo Riedel, com os dados detalhados da extensão da área urbana de cada município que poderá receber pavimentação asfáltica.

A ação faz parte do novo modelo de gestão municipalista, que visa a melhoria da prestação de serviços à população e dos indicadores na área de saúde e educação. Além de levar em consideração as necessidades de infraestrutura de cada município do Estado.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS

Foto: Bruno Rezende / Saul Schramm

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ivinhema, MS Atualizado às 00h04 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 36°

Qui 37°C 21°C
Sex 41°C 22°C
Sáb 42°C 26°C
Dom 42°C 24°C
Seg 26°C 15°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio