
Visando o bem-estar e a saúde mental dos servidores públicos, policiais militares foram orientados sobre os protocolos “Saúde e Bem-Estar” e “Saúde Mental” da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), na manhã desta sexta-feira (9.6), no auditório do Quartel do Comando Geral, em Cuiabá.
Os atendimentos psicológicos estão disponíveis e podem ser agendados pelo próprio servidor, no Portal do Servidor , clicando no ícone Serviços de Saúde.
O coordenador de Assistência Social (CAS) e Diretoria de Saúde/Ambulatório Central (DSAU) da Polícia Militar, tenente-coronel Paulo César Vieira Melo Júnior, destacou a importância da saúde mental para os profissionais das Forças de Segurança do Estado e a integração entre as instituições governamentais do Estado.
Além dos serviços já disponíveis por meio do Portal do Servidor, os policiais militares também podem entrar em contato diretamente com a DSAU e solicitar atendimentos para outras especialidades, pelo WhatsApp: (65) 9 8170-0394.
"A Seplag é uma grande parceira da Polícia Militar de Mato Grosso e nos projetos que desenvolvemos principalmente no que diz respeito à saúde mental dos policiais militares, tendo em vista que é uma profissão em que você coloca a sua vida em risco com objetivo de proteger a do cidadão mato-grossense. Sem sombra de dúvida, esses serviços apresentados aqui hoje somarão esforços com os que já executados dentro da Polícia Militar com total assistência social e psicológica por meio da CAS e DSAU", comentou o tenente-coronel Melo.
Na ocasião, o coordenador de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho da Seplag, Flávio Jabra, explicou que os protocolos de “Saúde Mental” englobam atendimentos psicossociais, como psicológicos e psiquiátricos. São protocolos padronizados que trazem orientações de prevenção e cuidados em transtornos de depressão, transtornos de ansiedade, vítimas de assédio moral e sexual no trabalho, processo de luto patológico, e síndrome de Burnout.
Já o protocolo “Saúde e Bem-Estar” inclui atendimentos com nutricionistas, endocrinologista, ortopedista e educador físico. É um protocolo multidisciplinar de prevenção do sobrepeso, obesidade e doenças crônicas não transmissíveis que está vinculado ao programa Vida Saudável.
"Seguimos avançando, implementando a telemedicina, em que o servidor vai poder ter acesso a atendimento com especialistas da sua casa, por meio de um aplicativo e sendo acompanhado pelas setoriais de Saúde e Segurança. O servidor é um ser social, cultural e político, que precisa ser ouvido, observado, acolhido em todas as suas dimensões. A saúde mental é um pilar essencial para o funcionamento das políticas públicas, impactando diretamente na qualidade dos serviços prestados à população", afirmou Flávio Jabra.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco parabenizou a iniciativa da Seplag, ressaltando a valorização do Governo do Estado com a saúde mental dos servidores públicos de Mato Grosso.
"Esse é um investimento que agrega muito valor não apenas na Segurança Pública, mas sim em todas as áreas de atuação, trazendo uma melhor qualidade de vida aos servidores e gestores públicos, que poderão prestar um serviço com ainda mais eficiência e qualidade, com a saúde mental em dia", frisou o coronel Fernando.
IVINHEMA Dois homens ficam feridos em colisão entre motos na MS-141
IVINHEMA Colisão traseira entre dois carros é registrada na rotatória do Eco Park
ANGÉLICA Ação da Polícia Militar resulta na apreensão de arma de fogo irregular em Angélica
IVINHEMA Polícia Militar encontra motocicleta furtada escondida em área de canavial em Ivinhema
Polícia Militar/MT Polícia Militar conduz dois faccionados e apreende porções de maconha e pasta base em Sinop
Polícia Militar/MT Polícia Militar prende suspeito de estuprar enteada de 9 anos em matagal
Polícia Militar/MT Companhia Raio da PM prende homem com 45 porções de maconha em Várzea Grande
Polícia Militar/MT Polícia Militar prende suspeito por tentativa de homicídio contra irmãos em Porto Esperidião
Polícia Militar/MT Polícia Militar conduz dois homens por lesão corporal em briga familiar em Colniza Mín. 22° Máx. 28°


