
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou, em caráter conclusivo, projeto de lei que declara os músicos Pixinguinha e Lupicínio Rodrigues patronos da Música Popular Brasileira. O texto aprovado é o Projeto de Lei 2151/19, do Senado, que seguirá para sanção presidencial caso não haja recurso para votação no Plenário.
A relatora, deputada Chris Tonietto (PL-RJ), lembrou que inicialmente a proposta apenas homenageava Lupicínio Rodrigues, mas uma emenda no Senado incluiu Pixinguinha, nome artístico de Alfredo da Rocha Vianna Filho.
Pixinguinha
Pixinguina nasceu no Rio de Janeiro em 4 de maio de 1897 e morreu em 17 de fevereiro de 1973, também no Rio. Compositor, arranjador, maestro, flautista e saxofonista, ele popularizou o choro com sucessos como "Carinhoso", "Glória" e "Lamentos".
Lupicínio
Lupicínio Rodrigues nasceu em Porto Alegre, em 16 de setembro de 1914, e sempre viveu no Rio Grande do Sul até morrer, em 27 de agosto de 1974. Compôs e interpretou centenas de canções, fazendo sucesso ao expressar amores mal resolvidos em clássicos como "Felicidade".
Câmara Comissão aprova exame domiciliar para paciente com dificuldade de locomoção
Câmara Comissão aprova visitação de criança e adolescente órfãos a idoso em asilo
Câmara Deputadas destacam importância de diagnóstico precoce do câncer de mama Mín. 22° Máx. 35°


