
A Polícia Militar de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quarta-feira (28.5), a 3ª edição da Operação Rede de Enfrentamento Tático às Facções Criminosas (Refac) em todo o Estado. A solenidade de lançamento ocorreu na Praça Ulisses Guimarães, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, mais conhecida como Avenida do CPA.
A operação tem como objetivo intensificar o policiamento em ações de prevenção e enfrentamento aos crimes associados às atividades das facções criminosas, com foco na detenção de indivíduos em flagrante, apreensão de armas e drogas, e execução de ações operacionais essenciais que visem a proteção da sociedade mato-grossense.
A Operação Refac integra a Rede Nacional de Operações Ostensivas Especializadas (RENOE), que é um programa desenvolvido pelo Governo Federal e os Estados, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e tem como foco a erradicação da criminalidade.
As ações ocorrerão em todo o Estado, por meio dos 15 Comandos Regionais e Comando de Policiamento Especializado, paralelamente às ações da Operação Tolerância Zero, até o dia 01 de junho. O policiamento repressivo e ostensivo será realizado pelas equipes dos batalhões de área dos municípios e pelas unidades especializadas da PMMT.
O subchefe do Estado Maior, coronel José Nildo, reforçou que serão empregados aproximadamente 1.000 policiais militares durante o desdobramento da Operação Refac, que também integra a Operação Tolerância Zero, criada pelo Governo de Mato Grosso, no combate às facções criminosas em todo o Estado.
"Essa é mais uma importante ação da Polícia Militar em reforçar o policiamento tático e ostensivo em todo o Estado, com apoio das unidades especializadas e da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). O reforço do policiamento só é possível também em razão dos investimentos do Governo do Estado com aquisição em armamentos, viaturas e equipamentos de segurança, que dão total suporte aos policiais militares", afirmou o coronel José Nildo.
O comandante-adjunto do 1º Comando Regional em Cuiabá, tenente-coronel Mariowillia Ribeiro também destacou a importância do reforço do policiamento na Baixada Cuiabana. "Tais ações demonstram o compromisso da Polícia Militar em servir e proteger a sociedade mato-grossense", declarou.
O comandante do Batalhão de Rondas Ostensivas Tática Móvel, tenente-coronel Costa Gomes, frisou que a Operação Refac reforçará as ações
coordenadas de prevenção e enfrentamento aos crimes associados às atividades das facções criminosas já executadas diariamente pela Polícia Militar por meio de intervenções integradas, sistemáticas e com base em dados de inteligência.
"Tendo em vista a necessidade de combater a crescente expansão das ações de facções criminosas no Estado, a Polícia Militar realizará ações integradas de policiamento com o apoio das Agências Regionais de Inteligência em pontos estratégicos de maiores índices criminais, como incidência de tráfico de drogas, busca-se possibilitar uma atuação mais precisa na prevenção e no enfrentamento aos crimes", pontuou.
IVINHEMA Dois homens ficam feridos em colisão entre motos na MS-141
IVINHEMA Colisão traseira entre dois carros é registrada na rotatória do Eco Park
ANGÉLICA Ação da Polícia Militar resulta na apreensão de arma de fogo irregular em Angélica
IVINHEMA Polícia Militar encontra motocicleta furtada escondida em área de canavial em Ivinhema
Polícia Militar/MT Polícia Militar conduz dois faccionados e apreende porções de maconha e pasta base em Sinop
Polícia Militar/MT Polícia Militar prende suspeito de estuprar enteada de 9 anos em matagal
Polícia Militar/MT Companhia Raio da PM prende homem com 45 porções de maconha em Várzea Grande
Polícia Militar/MT Polícia Militar prende suspeito por tentativa de homicídio contra irmãos em Porto Esperidião
Polícia Militar/MT Polícia Militar conduz dois homens por lesão corporal em briga familiar em Colniza Mín. 22° Máx. 28°


