
O município de Nioaque vive um novo momento no turismo ao fortalecer o protagonismo indígena, valorizando a cultura nativa e a tornando um ativo econômico sustentável a partir do projeto NIOAC - Cultura e Turismo Indígena'. A iniciativa, desenvolvida com apoio da Fundtur (Fundação de Turismo de MS), do Sebrae e da prefeitura municipal, coloca a cidade em evidência no Turismo de Base Comunitária (TBC).
O projeto envolve diretamente as comunidades Terena e Atikum, que têm estruturado produtos turísticos com base na ancestralidade, no respeito à natureza e na valorização cultural.
Recentemente, a proposta ganhou ainda mais legitimidade com o reconhecimento da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) em Mato Grosso do Sul, que abriu caminho para o desenvolvimento sustentável do turismo nas aldeias Brejão, Cabeceira, Taboquinha, Água Branca e na Vila Atikum.
As lideranças indígenas destacam que o processo tem transformado a relação das comunidades com o turismo. "Estamos vendo nosso território valorizado, nossa cultura respeitada e novas oportunidades surgindo para as futuras gerações", afirmaram os caciques.


Para a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, a experiência de Nioaque é inovadora. "Nioaque desponta como referência em turismo indígena. Este projeto une tradição, cultura e sustentabilidade, projetando o município como destino diferenciado no Brasil e no mundo", reforçou o presidente da Fundtur, Bruno Wendling.
A ação conta ainda com consultoria técnica especializada contratada pelo Sebrae-MS, que acompanha de perto a implementação e dá suporte metodológico às comunidades.
No âmbito municipal, o projeto também impulsionou o fortalecimento do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e resultou na construção participativa da primeira Política Municipal de Turismo, documento que vai nortear o desenvolvimento integrado e sustentável do setor.
Com resultados expressivos, o projeto NIOAC - Cultura e Turismo Indígena consolida-se como exemplo de inovação, inclusão e fortalecimento da identidade cultural, mostrando o potencial do turismo como vetor de transformação social e econômica para Nioaque e para o Estado.


Débora Bordin, Comunicação Fundtur-MS
Fotos: Bolivar Porto
Mato Grosso do Sul Turismo de MS participa da FITPAR 2025 para fortalecer presença no mercado paraguaio
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul leva turismo, sabores regionais e arte para a ABAV Expo 2025
Turismo Feira Equipotel projeta crescimento de 12% em negócios nos próximos meses Mín. 19° Máx. 21°


